Pela 13ª vez, bloco ÊtaNóis vai para rua levar a alegria da festa popular brasileira: carnaval

Evento nasceu em 2007 numa república do Jardim das Rosas frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir a folia

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/02/2019
Horário 11:00

Para toda a família! Nesta sexta-feira, pela 13ª vez o tradicional bloco ÊtaNóis de Presidente Prudente leva a alegria da maior festa popular brasileira, o carnaval, para a rua. O folião pode preparar a sua fantasia porque na programação do evento com concentração a partir das 20h em frente ao Galpão da Lua, de onde sairá às 22h, terá concurso para eleger o melhor traje da noite.

Com objetivo de auxiliar os foliões para este dia de festa o bloco proporcionou três dias, 19, 21 e 26 de fevereiro, de oficina com Mari Palhares e Roberta Corrêa Baroni que ensinaram como confeccionar suas próprias fantasias, fazer pintura facial e também acessórios. Vale ressaltar que O ÊtaNóis é uma festa popular familiar e por isso não haverá venda de bebidas no local.

Luis Valente, dos integrantes do grupo diz que o bloco é pequeno e não comporta veículo automotor. Por isso, o único carro alegórico é um carrinho de mão que leva o som para a alegria dos foliões.

“Durante esses anos todos, o ÊtaNóis não cresceu em estrutura, vamos para rua do mesmo jeito que começamos, 11 anos atrás. Somos um bloco de pedestres, que tem direito de estar na rua sem que para isso seja preciso alguma autorização, porque é um direito fundamental. Nunca quisemos um caminhão de som, pois, queremos ser ‘pequeno’ e ter a liberdade de brincar na rua, de forma independente. Bom seria ver outros blocos assim pela cidade!”, expõe Luis.

Apesar de não precisar de autorização, ele enfatiza que a organização do bloco faz comunicado a Prefeitura e Polícia Militar, com o objetivo de assim contar com apoio como sinalização e segurança nas vias com circulação de veículos.

 

Vem com Êta Nóis

Desde 2017, o trajeto percorrido pelo bloco é entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Julho, passando pelo calçadão da Maffei. Luis se alegra porque depois de anos promovendo a folia nos bairros, voltam para o lugar histórico do carnaval da cidade, a Praça Nove de Julho e ruas do centro, onde nas décadas de 30 e 40 circulavam e se reuniam vários blocos.

“Os primeiros carnavais de Prudente aconteceram alí. Muita gente já brincou o carnaval na praça Nove de Julho, e agora, depois de décadas, com ÊtaNóis, essa festa volta a esse lugar na sua forma mais tradicional e primitiva: em bloco!”, exclama o integrante do bloco.

 

Como tudo começou...

O ÊtaNóis surgiu em 2007 numa república do Jardim das Rosas frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. Nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir.

“O bloco surgiu como uma brincadeira de amigos e essa é a sua essência, até hoje. Por isso falamos que é um bloco quase familiar, formado por pessoas que se conhecem. Uma coisa legal é que o ÊtaNóis sempre teve a participação de muitas crianças, brincando com os seus pais”, destaca Luis.

As composições "ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, e “Ma, Ma, Ma, Mazinho” surgiram nesse período e animam a festança carnavalesca até hoje.

Em 2011 o ÊtaNóis foi para as ruas da Vila Brasil, onde estava situado o Galpão da Lua. Cinco anos depois o Galpão da Lua mudou-se para o prédio da antiga Estação de Ferro Sorocabana e o bloco foi junto. Desde então, o bloco percorre as ruas do centro entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Julho.

 

PROGRAMAÇÃO

 

20h - Concentração em frente ao Galpão da Lua

21h - Concurso de fantasias

22h Saída do bloco (atenção: impreterivelmente, às 22h)

 

Serviço

O Galpão da Lua está localizado na Rua Júlio Tiezzi, 130, no centro (ao lado da antiga Estação Ferroviária), de Presidente Prudente.

 

 

Publicidade

Veja também