Pensamentos

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 19/03/2019
Horário 04:30

O Brasil está cabisbaixo com as concretizações primeiras após as eleições.  Danos irremediáveis como a vitória do STF (Supremo Tribunal Federal) por assumir a área do julgamento penal levou à grande festa dos criminosos da Lava Jato do caixa dois. Lamentavelmente para a Justiça, Sérgio Moro foi obrigado a retirar esse crime do pacote anticrime. O MEC (Ministério da educação e Cultura) está paralisado pelos desentendimentos políticos. O colombiano, ministro da Educação, escolhido pelo filho do presidente, ainda permanece no cargo, e a confusão continua, e assim vai.  E assim, de repente, nos sentimos paralisados. Vou então substituir o artigo de hoje por pensamentos de filósofos e sábios sobre valores como justiça, amizade, tolerância, sabedoria; necessários à condução das nações. É, então, o que apresento hoje, leitor.

Amizade - Diz o poeta: “(…) amigos são testemunhas vivas de nossas vidas, fragmentos de nossa história”. Como diria Quintana "Amigo é o amor que nunca morre". Mas pode-se esperar que um só amigo perfeito? Caio Fernando Abreu ensina: “Seria o mesmo que cultivar roseiras e quando tudo está crescido, esperar que elas nunca nos machuquem.”

Da justiça – Platão: “O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.”

Da felicidade: “Os homens que procuram a felicidade no prazer são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm” (Voltaire).

Do trabalho: “Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia” (Martin Luther King). 

Da tolerância: “A tolerância é a melhor das religiões. Você é um convidado: Deixe esta terra um pouco mais bela, um pouco mais humana, um pouco mais amorosa, um pouco mais perfumada para aqueles que vierem depois de você” (Victor Hugo). 

Da sabedoria - Leandro Karnal: “Ser sábio é moldar-se constantemente superando o lado impulsivo e agressivo. Estar calmo quando se está bem é um equilíbrio infantil, ou seja, até a criança é capaz. Amar o próximo quando ambos estão em sintonia também é fácil e prazeroso. Imagine-se sentado em uma poltrona, satisfeito, aprovado no vestibular, em momento de vitória em cena idílica assim; é quase impossível estar irritado a agir com agressividade. Nesse contexto, o equilíbrio está ao alcance de todos, mas retirem-se os benesses e o sábio dá lugar ao homem da caverna. O conflito está presente na vida de todos porque faz parte da vida e com ele saímos dá zona de conforto que faz crescer. Manter a paz na benesse é muito fácil, até a criança o faz, mas veja a reação desse mesmo homem em momentos de danos e conflitos. É na tensão que está o desafio de superar a si mesmo e o mundo ao redor.

Leandro Karnal deve ser mentor dos representantes do Executivo e Legislativo do Brasil. Afinal, se a ignorância impera, o produto é irremediável, e pode ser fatal.  A palavra sabedorias me remete a ditos de Ruy Barbosa: “O saber não está em livros ou aulas cujos conhecimentos se retêm, mas nas ideias próprias que nascem do que é assimilado. Saber não é armazenamento de informações, mas aquisição das próprias ideias”.  Sábias palavras devem ser compreendidas pelas escolas que adestram alunos com finalidade única de aprovação em vestibulares e Enem. Se as escolas continuarem não sendo formativas, logo mais todos os professores, coordenadores, diretores estarão armados dentro delas. Este alerta, jamais pensei um dia ouvir, jamais quero presenciar.  

Publicidade

Veja também