Pense grande: intercâmbio

OPINIÃO - Luís Fernando Nogueira

Data 01/11/2019
Horário 04:39

Todo mundo já ouviu falar da expressão “pense grande” (do inglês think big). Pensar grande não significa ficar apenas no pensar, exige metas, objetivos e estratégias para chegar lá. Na vida profissional, também não é diferente, é preciso pensar grande.

No contexto em que o fluxo de interação social é grande, a sociedade atual vai descobrindo que os limites territoriais estão fáceis de serem transpostos. A experiência com outras culturas, o aprendizado de uma outra língua, a troca e o intercâmbio de práticas profissionais, dentre outras coisas, maximizam as possibilidades de vencer em um cenário de alta competitividade e desempenho.

O mercado de trabalho se ampliou e as possibilidades de se engajar neste contexto também. As empresas ampliaram seu mercado, então, novas competências e habilidades são exigidas de quem chega para encontrar o seu lugar. É realmente possível pensar grande e assim, conhecer as belezas e riquezas da interação com pessoas de outros países, aprender novas técnicas e novos estilos que ampliam as possibilidades profissionais desejadas. Sem estratégia, entretanto, isso não acontece. O tal planejamento deve começar cedo e certamente o momento em que se está cursando o nível superior é ótimo para colocar o plano em prática.

É realmente possível pensar grande e assim, conhecer as belezas e riquezas da interação com pessoas de outros países

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a chamada Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, e estabeleceu 17 objetivos e 169 metas. A meta 4.7 estipula que até 2030 deve se garantir que todos os alunos tenham conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, por meio, dentre outras coisas, da formação de uma cidadania global que valorize a diversidade cultural. Os esforços de governos e entidades privadas são canalizados para a formação desse cidadão global, por isso, estão mais acessíveis às portas de instituições de ensino superior lá fora.

Definitivamente, ter uma experiência internacional deve estar na top-priority da tua to do list, ou seja, nas principais tarefas a serem cumpridas do teu plano individual e profissional. Quer pensar grande? Então cogite seriamente dar um upgrade na tua carreira... Pense grande e se organize!

 

 

 

 

Publicidade

Veja também