Plano Diretor é "desenhado” por alunos de PP

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 15/05/2016
Horário 09:14
Apontadas como o "futuro do país", as crianças tiveram uma atenção especial durante a elaboração da revisão do Plano Diretor de Presidente Prudente. Com o intuito de promover a chamada alfabetização cidadã dos pequenos, a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano), em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), levou o projeto para dentro das salas de aula da rede municipal de ensino, por meio do questionamento: "Que bairro você deseja ter daqui 5 anos?". Cerca de 2 mil alunos das 5ª séries de 29 escolas municipais participaram da iniciativa por meio de desenhos, que exemplificam o anseio de cada um sobre a cidade almejada.

Jornal O Imparcial Projeto de revisão do Plano Diretor teve parceria da Faculdade de Comunicação da Unoeste

Com o objetivo de auxiliar no crescimento da cidade nas áreas do meio ambiente, habitação, transporte e infraestrutura urbana, as crianças das escolas municipais foram convidadas a opinar sobre o que deveria ser melhorado em seus respectivos bairros. Os desenhos foram catalogados pela organização do projeto que, através de uma banca examinadora, definiu os 31 melhores. Agora, pintada em papel, "a cidade dos sonhos" dos pequenos está estampando o site oficial da revisão do Plano Diretor, anexo à página oficial da Prefeitura de Prudente.

Por meio de uma parceria com a Facopp (Faculdade de Comunicação) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), os alunos foram estimulados a falar sobre os pontos positivos e negativos do bairro em que vivem. Logo em seguida, o desafio era desenhar a solução para esses problemas, como também suas expectativas. Para o responsável pela Seplan, Laércio Batista de Alcântara, "os resultados foram riquíssimos". Não apenas pelas ideias, mas principalmente pelo fato de a iniciativa estimular a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos.

 

Anseios


Houve de tudo entre os trabalhos escolhidos. "Eu quero um bairro mais seguro, cheio de amigos e com mais amizades e brincadeiras", pediu a pequena Amanda Camily Pereira Matias dos Santos, 10 anos, estudante da Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão. Enzo Morôni Antonucci Voltareli, 10 anos, foi ainda mais incisivo. O jovem aluno da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida cobrou melhorias na mobilidade urbana, assim como na acessibilidade para deficientes físicos. "Desejo um bairro com muita segurança, com área de lazer, quadras, acesso a cadeirantes, com ciclovias, arborizado, limpo e digno para os moradores que pagam seus impostos", frisou o aluno.

Por sua vez, João Pedro Campos Galindo, 10 anos, aluno da Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão, traçou um paralelo entre a cidade de hoje e a desejada por ele. O pequeno lembrou da atual epidemia de dengue vivida por Prudente e clamou por uma cidade livre do mosquito Aedes aegypti. "Eu quero que acabe com a dengue, pois ela já fez muitas vítimas", pediu o garoto.

 

Participação popular


Apesar da importância, sobretudo em razão do estímulo ao censo crítico das crianças, o títular da Seplan salienta que a revisão do Plano Diretor de Prudente não se restringe apenas ao projeto envolvendo a rede municipal de ensino. Desde meados de março, a pasta vem realizando reuniões técnicas, discussões públicas e debates, que devem se estender ao longo do ano e envolver ainda uma consulta pública, além de audiências, até que o projeto seja finalmente encaminhado à Câmara Municipal.

"Para que as pessoas entendam o que de fato é o Plano Diretor, de tempos em tempos fazemos sua revisão e procuramos inserir toda a comunidade neste processo. Sendo assim, nossa proposta é fazer uma mobilização em torno da revisão, a fim de que a gente possa ter cidadãos mais participativos e que a cidade do futuro seja aquela sonhada em conjunto por todos os setores da municipalidade", ressalta o secretário.
Publicidade

Veja também