Plantões aos sábados ajudam eleitores pendentes

“Ação tem objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos sem disponibilidade no horário normal e incrementar dados biométricos coletados”, diz Justiça Eleitoral

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 12/05/2019
Horário 05:00
José Reis - Plantão da 402ª Zona Eleitoral ontem contou com aproximadamente 120 eleitores agendados
José Reis - Plantão da 402ª Zona Eleitoral ontem contou com aproximadamente 120 eleitores agendados

Ontem, os cartórios da Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo funcionaram em regime de plantão, em atendimento das 8h às 13h, com o objetivo de cadastrar a biometria dos munícipes, mediante agendamento prévio na internet. “A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados”, informa a Justiça. Em Presidente Prudente, 50% do eleitorado está com a situação pendente.

Segundo a Justiça Eleitoral, o processo de cadastramento das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada dura 15 minutos, e aqueles que não regularizarem a situação terão o título cancelado. “As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano”. Na 402ª Zona Eleitoral, de acordo a chefe de cartório, Letícia Macoratti de Castilho, do total da cidade, aproximadamente 45 mil pessoas ainda devem buscar o serviço de biometria na unidade até o fim do ano. “As pessoas podem agendar via internet, telefone ou pessoalmente no cartório, é um procedimento rápido”.

Sobre a movimentação, que ontem contou com cerca de 120 agendamentos, ela informa que o último plantão foi mais movimentado e diz que a agenda das próximas ações já está fechada, de forma que é possível a população se programar.

A aposentada de 67 anos, Conceição Silva, esteve na 402ª Zona Eleitoral na manhã de ontem e afirmou que a oportunidade “facilitou a vida”. “Pedi para meu genro me trazer e por ser no sábado, foi bom para todos nós”. Já a revisora de montagem de 52 anos, Marilda Silva, afirma que mora em Prudente, mas trabalha em Regente Feijó, o que a impossibilita de buscar o serviço ao longo da semana. “Quero sempre estar em dia com minha situação eleitoral”.

Próximos sábados de plantão para o cadastramento

- 15 de junho
- 13 de julho
- 10 de agosto
- 21 de setembro
- 19 de outubro
- 9 de novembro
- 7 de dezembro

Fonte: 402ª Zona Eleitoral

Publicidade

Veja também