Polícia ouve duas testemunhas de soterramento em Indiana

Representante da Prefeitura e sobrevivente de queda relataram momentos que antecederam o deslizamento do barranco

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/01/2019
Horário 13:49
Cedida - Deslizamento resultou na morte de duas pessoas no aterro sanitário
Cedida - Deslizamento resultou na morte de duas pessoas no aterro sanitário

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o soterramento que vitimou um homem e uma mulher em Indiana na tarde de ontem, depois que parte de um barranco do aterro sanitário municipal desabou sobre eles. Os corpos de Vanderlei dos Santos, 52 anos, e Aparecida Leonice de Sousa, 50 anos, foram resgatados sem vida. Logo após o incidente, os investigadores deram início às oitivas e ouviram um sobrevivente e um representante da Prefeitura que relataram os momentos que antecederam a queda.

No local dos fatos havia cinco pessoas trabalhando. O delegado Marcio Farini Pirondi explica que as vítimas coletavam lixos recicláveis no aterro sanitário e, em determinado momento, outros catadores perceberam que havia caído um pouco de terra do barranco. “Eles chegaram a ser alertados sobre o risco, então, mudaram de lugar e continuaram a recolher os recicláveis, desta vez, de costas para o barranco. Foi neste momento em que foram pegos de surpresa com o deslizamento da terra, que os soterrou por completo”, relata a autoridade.

Outro homem que estava com as vítimas, 58 anos, que é irmão de Vanderlei, também caiu na vala e ficou soterrado parcialmente até a cintura. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi necessário o uso de retroescavadeira para retirar a terra e socorrer os trabalhadores. Os corpos foram encaminhados para exame necroscópico e um laudo pericial deverá apontar as causas do deslizamento de terra e a situação do aterro.

Conforme apurado pela reportagem, os sepultamentos estão previstos para ocorrer às 17h, sendo o de Vanderlei no Cemitério Municipal de Regente Feijó, e de Aparecida no Cemitério Municipal de Indiana.

Vistoria regular

Na manhã de hoje, técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) visitaram o aterro sanitário de Indiana e analisaram o espaço, mais precisamente onde ocorreu o incidente. De acordo com o técnico Geraldo Amaral Filho, a licença ambiental da Prefeitura está regular e válida até 2020, sendo que a última vistoria da companhia ocorreu em novembro do ano passado.

“Não é permitida a entrada de pessoas naquela área, e o Executivo já havia sido alertado diversas vezes sobre isso. Mas, foi verificado que há catadores que entravam no local por meio de cercas, ou quando o portão era aberto para a entrada de caminhões”, afirma o técnico.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Indiana e com a prefeita Celeide Aparecida Floriano (PSD) para buscar um posicionamento sobre o fato, bem como se o Executivo tomará alguma medida de segurança para evitar novos acidentes. Até o final da manhã as ligações telefônicas não haviam sido atendidas.

Publicidade

Veja também