Poupatempo oferece novo modelo de RG a partir de hoje

Documento agora permite a inclusão do nome social sem necessidade de alteração no registro civil, bem como indicativos de pessoas com deficiência física, visual, mental e motora

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2019
Horário 09:17
Divulgação - Novo RG, já disponível em postos Poupatempo, será mais moderno e seguro para garantir a autenticidade do documento
Divulgação - Novo RG, já disponível em postos Poupatempo, será mais moderno e seguro para garantir a autenticidade do documento

A partir de hoje, os postos Poupatempo de todo o Estado de São Paulo passam a entregar o novo modelo da RG (carteira de identidade). Emitido pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), o novo RG será mais moderno e seguro para garantir a autenticidade do documento.

Com a nova carteira de identidade, o cidadão já pode incluir dados de diversos documentos, como o número do título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, cartão nacional de saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, NIS/PIS/PASEP (Número de Identificação Social / Programa de Integração Social / Programa de Formação de Patrimônio Público). Para inclusão dos dados, o cidadão precisa comprovar as informações, apresentando os documentos originais que deseja incluir no RG no dia da emissão do novo documento.

Para o superintendente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), empresa de tecnologia do Estado de São Paulo que gerencia o programa Poupatempo, Ernesto Mascellani Neto, a possibilidade de incluir dados de vários órgãos em documento único é um grande avanço. “Por mês, quase 400 mil atendimentos para a emissão da carteira de identidade são realizados pelo Poupatempo. Isso comprova a importância que o RG tem na vida do cidadão”, afirma.

Outra novidade é que a partir de agora é possível acrescentar o nome social no documento sem a necessidade de alteração no registro civil. A nova versão do RG permite ainda a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, mental e motora.

O serviço está disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e pode ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via.

É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente. A nova versão do RG atende a uma determinação do Governo Federal, por meio do decreto 9.278 de 2018, para a implantação do DNI (Documento Nacional de Identidade).

 

Como agendar

O Poupatempo atende com hora marcada para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar os seguintes canais de atendimento: portal na internet (poupatempo.sp.gov.br); Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo (disponível no canto inferior direito da tela do site); aplicativo SP Serviços; totens de autoatendimento, que permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial; ou atendimento pelos telefones 0300 847 1998 e (11) 4135-9700.

Publicidade

Veja também