PP lança candidatura para receber o Inter 2019

Concorrendo com São José dos Campos, Atlética da FCT/Unesp espera trazer o evento pela segunda vez

Esportes - SANDRA PRATA

Data 17/01/2019
Horário 05:45
Cedidas/Atlética da FCT/Unesp - Última edição do Inter ocorreu em Araraquara, no ano passado
Cedidas/Atlética da FCT/Unesp - Última edição do Inter ocorreu em Araraquara, no ano passado

Era 2016 quando Presidente Prudente sediou pela primeira vez os jogos Inter, gora a Atlética da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) espera trazer a competição universitária novamente para terras prudentinas. Contando com o apoio da Prefeitura, através da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), a cidade enfrenta São José dos Campos na candidatura. O resultado da nova edição sai no dia 3 de fevereiro, logo após uma visita, em ambos os municípios, pela Lieu (Liga Universitária de Esportes Universitários), entre o dia 1º e 3 do mesmo mês. Quem vencer, irá receber 23 campus da universidade. Em números, algo em torno de 1,3 mil atletas divididos 22 modalidades de esportes com equipes masculinas e femininas.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Claudinei Quirino da Silva, o apoio foi oficializado na última segunda-feira em reunião com a atlética. Além disso, ressalta que o poder público está disponibilizando todas as praças esportivas da cidade, ginásios, quadras, campos de futebol dos bairros e o PUM (Parque de Uso Múltiplo) para o evento. “Isso é importante para Prudente, não apenas na questão da divulgação do esporte, mas também para movimentar a economia local”, comenta.

O secretário baseia sua fala em dados referentes ao último Inter. Esse que ocorreu no ano passado na cidade de Araraquara e, conforme ele, girou R$ 15 milhões no município. “Se pensarmos, são muitos atletas, com família, amigos, treinadores, é uma quantidade de pessoas que quase dobra, é um fluxo maior em setores como hotelaria e alimentação. Então, qualquer cidade gostaria de receber um evento como esse”, relata.

Preparativos

Segundo o candidato a presidente da mesa diretora dos jogos, Eric Barros Oliveira, a nova edição ainda não possui data para ocorrer. Porém, geralmente ocorre próximo ao final do ano. Conforme explica, são quatro dias de jogos que trazem uma “visibilidade significante ao esporte local”. E auxilia a atlética a cumprir o objetivo de “fomentar o esporte”.

Com a candidatura lançada, o próximo passo é aguardar até a visita da liga e, após alguns questionamentos, torcer para que o resultado seja positivo como foi da primeira vez. “Foi um evento muito bem estruturado, não tivemos problemas com nada e até hoje é uma referência dentro da liga”, relata.

Publicidade

Veja também