Praticantes não se afastam por gosto ao esporte

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 23/09/2018
Horário 05:50

O Yoga consiste na prática de exercícios com a finalidade de buscar o equilíbrio interno e pessoal, com isso, a prática em lugares abertos apresenta melhor resultado. Por este motivo, Raissa Puzzi Lodviz destaca que a prática é feita por aqueles que realmente têm apresso pela atividade. Por este e outros motivos, alguns praticantes de atividade física não abrem mão, mas no caminho encontram problemas que podem afastar das atividades por algum tempo, como o caso de Nara Furlan Leitão, que tem influência do pai para a prática de corrida de rua, mas está retornando após quatro meses para a modalidade por conta de uma tendinite nos maléolos medial.

Enquanto para muitos é um alívio ficar longe das atividades, para a corredora foi uma dificuldade. “Foi horrível porque estava acostumada a acordar cedo na rotina, me trocar e sair pra correr. Então todos os dias dava o horário do despertador tocar e eu já acordada, sem poder ir correr naquele horário. Foi um tédio, me sentia mais cansada por fazer repouso e fisioterapia do que exclusivamente correr”, destaca.

Praticante de atividades desde pequena, quando fez balé, ginástica, jazz, patins, entre outros, Nara explica que o gosto pela corrida veio a partir de conquistas dos seus pais. “Ele [pai de Nara] corria maratonas de rua, sempre me mostrava as medalhas e eu me encantava. Há cinco anos decidi começar a aprender e a correr. No início corria um minuto, caminhava um, fazendo a volta do Parque do Povo. Aí aos domingos comecei a correr com alguns atletas, e a partir daí participei de algumas maratonas de rua.  Participei da maratona de rua da Casa do Médico, ganhei quarto lugar e meu pai correu comigo, ele não conseguiu nenhuma classificação, por conta até da idade, mas foi uma emoção muito grande”, relembra.

Após quatro meses, Nara retornou as corridas aos poucos. Mesmo se agradando com a condição do clima atual, ainda prefere um pouco menos calor. “Eu prefiro mais fresco, mesmo que as maratonas sejam feitas nos horários em que o sol está bem quente, mas para meus treinos prefiro horário mais fresco. Até gostei em retornar próximo a primavera, porque dependendo do horário não está nem tão frio, nem tão calor”, destaca.

A condição climática também é exaltada por Raissa, quando afirma ao dizer que para o yoga é indicado a presença do sol para ser praticado. “Acredito que este contato com a natureza traz mais harmonia para a prática, até mesmo porque alguns asanas reproduzem a natureza, animais, estar em harmonia com ambiente ao seu redor e o respeito por ele são importantes, principalmente num ambiente tão vivo como o parque”, enfatiza.

Retonar a prática foi um alívio para Nara, que pode ainda fazer descobertas que melhoraram a sua volta. “É vida! Estou muito feliz com o resultado! Agora, após 10 seções de fisioterapia e ainda continuando com elas, uso um tênis mais apropriado para meu tipo de lesão e pegada, com palmilhas em silicone. Com a pisada corrigida, vamos voltando à rotina, ainda com leves dores, mas estamos voltando aos poucos”, comemora.

Publicidade

Veja também