Prefeitura abre procedimento e apura falta de atendimento a moradora

Vendaval de quarta-feira destelhou “praticamente toda a casa” de Silvana, em Montalvão, que alega ter buscado auxílio junto à Assistência Social e ter sido informada que nada seria feito

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2019
Horário 05:32
Cedidas/Silvana Taquita - Moradora diz que reparo foi realizado com a ajuda de amigos da família
Cedidas/Silvana Taquita - Moradora diz que reparo foi realizado com a ajuda de amigos da família

Uma moradora do distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, procurou a reportagem de O Imparcial para buscar informações e relatar a insatisfação para com a Prefeitura, que, segundo ela, não teria fornecido ajuda em um momento de necessidade. É que Silvana Taquita comenta ter visto sua casa ficar “praticamente toda destelhada” na última quarta-feira, por causa de fortes ventos que atingiram o distrito, o que a fez buscar abrigo na casa de amigos e, em seguida, o auxílio do poder público junto a Assistência Social. “Apenas me disseram que eu não poderia esperar muita coisa da Prefeitura. De fato, não obtive ajuda nenhuma e nem orientação”. A Prefeitura, por meio de nota, informou que solicitou a abertura de um procedimento administrativo para apurar de quem é a responsabilidade pelo não atendimento.

A moradora afirma que foi a primeira vez que o problema ocorreu nas redondezas do local onde mora, sendo que pelo menos outras três casas passaram por situação semelhante, mas “não tão grave”. Silvana lembra que foi por volta das 19h30 de quarta-feira que viu sua vida mudar de uma hora para outra. “Além dos tijolos que começaram a cair, o vento levou o telhado de dois quartos, de parte da cozinha, sala e do lado de fora da casa. Foi um desespero ver toda nossa conquista sendo descontruída”, lamenta.

Ela conta que no dia buscou abrigo na casa do pastor da igreja em que frequenta e que no dia seguinte foi até o município para buscar ajuda por parte da administração. “Primeiro fui ao Cras [Centro de Referência da Assistência Social]. Um bom atendimento dos funcionários, por sinal, mas ao ligarem para superiores, foram informados de que eu não deveria esperar muito da Prefeitura, pois não tinha como uma ajuda ser realizada para mim. Com isso, fiquei chateada e desesperada. Por isso resolvi procurar a reportagem, para que outras pessoas futuramente não fiquem desamparadas”, salienta.

A solução dos problemas mesmo veio com doações de amigos, membros da igreja e vizinhos, que conseguiram juntar telhas, pregos e materiais necessários para que a casa fosse coberta novamente, com a mão de obra deles mesmos. Os trabalhos foram encerrados no domingo e atualmente a residência já voltou a ser habitada.

Outro lado

A Prefeitura, por meio de nota, informou que o gabinete do prefeito é que é o responsável pela Defesa Civil do município e lembrou que o departamento não foi comunicado sobre a ocorrência deste fato. “Desta forma, [o Gabinete] já solicitou a abertura de um procedimento administrativo para apurar de quem é a responsabilidade pelo não atendimento deste caso”.

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