Prefeitura determina força-tarefa para regularizar iluminação pública

A partir desta semana, manutenção também ocorrerá durante o dia, corrigindo problemas com lâmpadas acesas indevidamente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/11/2019
Horário 16:45
Marcos Sanches/Secom - Empresa contratada para fazer manutenção da iluminação pública iniciou os trabalhos na cidade
Marcos Sanches/Secom - Empresa contratada para fazer manutenção da iluminação pública iniciou os trabalhos na cidade

Em Presidente Prudente, a empresa contratada para fazer a manutenção da iluminação pública iniciou, na noite de sexta-feira, os trabalhos na cidade. Foi montado um esquema de força-tarefa, com três equipes trabalhando simultaneamente em diferentes bairros.

A partir desta semana, a manutenção também ocorrerá durante o dia, corrigindo problemas com lâmpadas acesas indevidamente. A administração ressalta que o município possui mais de 36 mil pontos de iluminação pública e, nas últimas semanas, o serviço foi executado emergencialmente pela própria Sosp (Secretaria Municipal de Obras), já que houve atraso na licitação para contratar a prestadora de serviços, com a desistência de candidatas e cumprimento de prazos recursais.

Além da regularização da rede, a municipalidade anuncia melhorias para as próximas semanas, como a troca de quase 2 mil pontos de iluminação pública por lâmpadas da led, “mais eficientes, econômicas e que dão menos manutenção”. Os recursos são provenientes da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

 

Revisão da CIP

A Prefeitura informa que a revisão da CIP foi necessária para corrigir um prejuízo mensal de mais de R$ 270 mil aos cofres públicos. Acrescenta ainda que, desde a criação da taxa, em 2002, nunca havia ocorrido qualquer reajuste nessa cobrança. Hoje, quase um terço (30%) das unidades consumidoras são isentas da CIP, por consumirem menos de 100 KW/h ou por comprovarem baixa renda.

Ao balancear arrecadação e investimento em iluminação pública, o município “tem margem para investir na melhoria do serviço, com a troca de toda a rede por lâmpadas de led, que são mais econômicas e eficientes”. Já houve a substituição em todo o quadrilátero central e, agora, o próximo passo é trocar as lâmpadas das principais avenidas da cidade.

Publicidade

Veja também