Prefeitura intensifica fiscalização de transporte público

Agentes da Semav estiveram no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, em Prudente, após reclamações de usuários sobre superlotação em veículos 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/02/2019
Horário 04:52
José Reis - Linha do João Domingos Netto passou por fiscalização ontem
José Reis - Linha do João Domingos Netto passou por fiscalização ontem

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) intensificou ontem a fiscalização nos veículos de transporte público coletivo em Presidente Prudente, para verificar possíveis irregularidades que chegaram ao conhecimento da pasta, por meio de denúncias da população. Na manhã de ontem, a linha que recebeu a presença dos fiscais foi a de itinerário Conjunto Habitacional João Domingos Netto ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta que, conforme a população, enfrentaria problema de superlotação. Para os próximos dias, a pasta continuará com a força-tarefa para atender às solicitações.

“Todos os dias temos fiscais que entram nos pontos iniciais e finais dos ônibus. Durante o trajeto, eles verificam diversas questões, como o funcionamento da plataforma de cadeirantes e catracas, por exemplo. Mesmo assim, recebemos diversas reclamações de usuários insatisfeitos com o serviço de transporte, principalmente em relação à lotação. Desta forma, fomos constatar in loco as solicitações, neste primeiro momento, no João Domingos Netto, em que há uma população maior que necessita utilizar o transporte coletivo”, explica Adauto Lucio Cardoso, secretário da Semav. A questão da lotação também foi alvo de reclamações no Jardim Humberto Salvador, local agendado para os fiscais comparecerem na manhã de hoje.

Conforme o titular da pasta, a linha especial disponibilizada durante os períodos escolares contribui para amenizar uma possível superlotação no primeiro horário. “No caso do João Domingos Netto, não constatamos o problema relatado pelos moradores porque, conforme a norma da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], a medida seria quatro passageiros por metro quadrado. Pudemos observar que tem bastante gente nos veículos, mas ainda não é considerado lotação, uma vez que o ônibus enche e esvazia a cada ponto”.

Denúncias da população

Além das reclamações relacionadas às lotações, o secretário da pasta afirma que também são verificadas questões de atraso nos horários, para que haja readequação. Ainda, Adauto frisa que os usuários que se sentirem incomodados com qualquer irregularidade no transporte público coletivo em Prudente podem entrar em contato com a Semav, pelo 3908-7011 ou 3908-7013.

Publicidade

Veja também