Prefeituras de PP e Londrina propõem termo de cooperação

Entre os principais interesses da Prefeitura de Londrina para com Prudente é a implantação do sistema de georreferenciamento de alunos que zerou a fila de espera na educação

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 21/03/2019
Horário 05:36
Weverson Nascimento - Comitiva discute assinatura de termo de cooperação técnica
Weverson Nascimento - Comitiva discute assinatura de termo de cooperação técnica

A Prefeitura de Presidente Prudente recebeu ontem uma comitiva de Londrina (PR) para a discussão de soluções inovadoras e tecnológicas que apresentaram resultados positivos na atual gestão pública municipal. Durante a reunião entre as autoridades, foi discutida ainda a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as cidades, o que possibilitará que as cidades troquem soluções inovadoras sem custos.

Entre os principais interesses da Prefeitura de Londrina para com Prudente é a implantação do sistema de georreferenciamento de alunos que zerou a fila de espera na educação; o prontuário eletrônico implantado na rede pública de saúde que interliga todas as unidades; o sistema de fiscalização que por meio de tablets que envia notificações de irregularidades aos proprietários de imóveis; o mapa da dengue e da leishmaniose, e o sistema de 156 que também é georreferenciado.

A comissão de Prudente, por sua vez, apresentou até o momento interesse no sistema do Portal da Transferência de Londrina, que oferece soluções avaliadas. Além disso, nos próximos dias o grupo deverá fazer algumas visitas para conhecer outras soluções inovadoras do munícipio parceiro.

Soluções

O secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, considera que Prudente, no que diz respeito à tecnologia da informação, está um passo a frente em algumas áreas em relação à Londrina. Com relação ao termo de cooperação, o secretário de Tecnologia de Prudente, Rogério Marcus Alessi, ressalta que a parceria vai permitir também que as soluções que Londrina desenvolve em tecnologia sejam transferidas para Prudente. “Essa reunião já é uma consequência positiva do primeiro encontro em Londrina e o Secretaria de Saúde ter vindo aqui com a equipe já demonstra interesse de uma grande parceria. A princípio eles estão conhecendo os sistemas e a próxima fase é fazer a transferência dessa tecnologia para que eles possam implantar e utilizar”, ressalta.

Saúde

O termo de cooperação tecnológica, segundo a comissão de Londrina, vem para auxiliar em determinadas ações da gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP), no sentido de que essas ferramentas melhorem os serviços públicos de saúde que são ofertados aos cidadãos. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, não há dúvidas de que essa primeira aproximação renderá muitos frutos. “Nós estamos atentos aos avanços que a informatização traz e precisamos nos adequar enquanto poder público para que consigamos, sobretudo otimizar os nossos serviços e trazer mais eficiência aos processos e trabalhos, revertendo em um menor custo e melhorando a qualidade de atendimento”, afirma.

A comissão considera que tem uma estrutura de saúde semelhante à de Prudente, então precisa avançar para implantação de prontuário eletrônico, ou seja, um sistema de gerenciamento consolidado. “Nós conseguiremos dar um atendimento e agilidade maior aos nossos atendimentos nos serviços de saúde e principalmente reduzindo custos. Muitas vezes observamos que a partir do momento que elevamos o nível de controle conseguimos trazer informações mais integradas e a consequência é uma agilidade no atendimento”, ressalta o secretário.

Termo de colaboração

A partir da visita da comissão de Prudente em Londrina, a municipalidade propôs um termo de colaboração com a Prefeitura de Prudente por meio da Secretaria de Tecnologia, que agora aguarda o retorno para que possa tramitar junto à promotoria de Londrina e finalizar o termo para assinatura dos prefeitos. De acordo com a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Renata Passi, “uma minuta de sugestão foi feita pela Codel e aguarda as observações do município de Prudente com relação à parte jurídica para depois ser submetida à versão final aos municípios parceiros”.

Publicidade

Veja também