Primavera representa região nos Jogos Escolares

Do distrito de Rosana, além de representar a região, as meninas terão a chance de chegar a um patamar jamais conquistado antes

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 13/06/2019
Horário 04:00

Em agosto, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo chega à sua fase de disputa regional, isto é, de escolher quem vai representar o Estado na etapa nacional, dentro de cada modalidade. E nesse cenário, saindo lá da ponta oeste, a equipe de futsal feminino do distrito de Primavera, em Rosana, é um dos grupos que briga por mais uma classificação. Além de representar a região, as meninas terão a chance de chegar a um patamar jamais conquistado antes.

Sob o comando da professora Suelen Maria dos Santos, as 11 alunas e atletas da EE (Escola Estadual) Maria Audenir de Carvalho - Programa Ensino Médio Integral - têm agora mais esse desafio. Participantes da categoria infantil, que é composta por garotas de 15 a 17 anos, a comandante já antecipa que, apesar de difícil, “vão com tudo para vencer mais essa etapa”.

Suelen conta que o primeiro passo para chegar até este ponto foi dentro da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, ao qual o município pertence. “Competimos em cinco jogos, dentro da fase da diretoria, e ganhamos todos. Depois disso, chegou à fase de disputa entre a Diretoria de Ensino de Mirante e Santo Anastácio, que disputavam uma única vaga. Nesse jogo contra a EE Alice Maciel nos classificamos com o placar de 7x2”, ressalta.

Dessa forma a equipe passou para a fase regional realizada em Presidente Prudente, composta por mais duas diretorias de Ensino, sendo Prudente e Adamantina. Nessa etapa, foram duas partidas disputadas. O primeiro jogo ocorreu no dia 24 de maio, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), contra a equipe Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça, representante da região de Dracena, onde ganharam de 6x2.

“Na sequência garantimos a classificação da equipe para as finais de Estado num confronto contra a EE Monsenhor Sarrion, representante da diretoria de Presidente Prudente, no placar de 6x5”, acentua.

E agora, cabe às meninas encarar as finais - a nível estadual -, que será em Bauru (SP). Suelen garante que as jogadoras estão preparadas. “Estamos desde o ano passado com um projeto para conseguir esse feito e pretendemos focar ainda mais. Nossas expectativas são as melhores, diante do desempenho que o time vem apresentando”, acentua.

Mas, como melhorar o desempenho nunca é demais, além dos habituais treinos semanais, a intenção é intensificar o preparo durante as férias julho. “Nós fechamos uma parceria com uma academia de Primavera, que vai patrocinar um treino mais voltado para parte de resistência, para que as meninas não percam o ritmo durante o recesso escolar”, revela.

Segundo a professora da turma, o fato de ter um tempo maior para se preparar dá certa vantagem para a equipe se sobressair nas finais. Segundo ela, nas demais etapas, uma das dificuldades do grupo foi lidar com a distância.

“Na regional, por exemplo, os jogos eram em Prudente, então tínhamos que acordar 4h, para estarmos prontas às 9h30, quando o jogo começava. Não era fácil, mas conseguimos. E se mesmo assim desenvolvemos um bom trabalho, estando descansadas pode ser um bom sinal”, acredita.

 

EQUIPE

 

Lauani Marques da Silva - pivô e capitã do time

Luani Marques da Silva - ala direita

Viviane Silva Martins - ala esquerda

Ana Laura Aparecida Ferreira - fixo

Gabriela Silva Viana - goleira

Vitória Karoline Silva - ala esquerda

Beatriz Sofia Silva Santos - ala direita   

Francislaine Mary Oliveira Brito - goleira

Letícia Brandão Marques - ala direita

Larissa Da Silva - pivô 

Michele Caroline de Oliveira da Silva – fixo

 

“Competimos em cinco jogos, dentro da fase da diretoria, e ganhamos todos. Depois disso, chegou à fase de disputa entre a Diretoria de Ensino de Mirante e Santo Anastácio, que disputavam uma única vaga. Nesse jogo contra a EE Alice Maciel nos classificamos com o placar de 7x2”

Suelen Maria dos Santos

professora

 

Foto: Suelen Maria dos Santos/Cedida: Equipe treina, semanalmente, sob o comando da técnica Suelen

 

 

Publicidade

Veja também