Primeiro dia do Flitpp reúne 3 mil pessoas

Evento conta com programação extensa e variada, algumas permanentes, como a contação de histórias, música ao vivo, oficinas, exposições e lançamento de livros

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/08/2019
Horário 08:12
Paulo Miguel -  Reynaldo Damásio fala sobre a "Leitura e inclusão: Do livro impresso a outras plataformas"
Paulo Miguel - Reynaldo Damásio fala sobre a "Leitura e inclusão: Do livro impresso a outras plataformas"

Entre livros, oficinas e contação de histórias, o primeiro dia do FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente) chamou atenção de diversos adeptos, deste que é considerado um dos maiores eventos da cultura prudentina. Segundo a coordenação do evento, estima-se que 3 mil pessoas tenham passado pelo local no primeiro dia de atividade.

Dentro da programação, a palestra "Leitura e inclusão: Do livro impresso a outras plataformas", com Reynaldo Damásio, trouxe uma apresentação da trajetória do livro e da leitura em seus variados suportes, considerando o uso atual das tecnologias diversas como novos formatos de incentivo à leitura, bem como possibilidades de inclusão para leitores não convencionais.

No espaço "Era uma vez", a contação de história ficou por conta de Juliane Motoyama, Tia Juju. Segundo a coordenadora do espaço de contação, Gilmara Cristina de Oliveira Almeida, 45 anos, no evento, a atividade tem o objetivo incentivar ainda mais as ações do projeto, que atualmente é desenvolvido no Centro Cultural Matarazzo.

Participantes

A analista de planejamento de marketing, Ana Luiza Nogueira, foi até o FLITPP acompanhar o primeiro dia. “O evento é essencial, além disso, é uma oportunidade para quem não tem muito acesso à cultura, informação e pesquisa”.

Aos adeptos da leitura, como a técnica em enfermagem Lucia Helena Fernandes, 43 anos, o Flitpp tem a importância de oferecer um espaço para compartilhar experiências. “Aqui temos um lugar de entretenimento, seria bom se existisse mais lugares como este. Quanto à leitura, é importante ler e aumentar o conhecimento”, declara.

O Flitpp segue até o dia 18 e contará com uma programação extensa e variada, algumas permanentes, como a contação de histórias, música ao vivo, oficinas, exposição de cordel caipira e lançamento de livros na sala de convivência. Haverá ainda oficinas e bate-papo, todos gratuitos, de diversos temas artísticos.

Programação de hoje

- 14h, 15h30 e 17h: Boulervard “Os Sombras e os Temperamentais”. Intervenção bicicleta literária com a Cia o Curioso

- 14h: Espaço Sesc: Oficina calibre – Gerenciador livre de livros eletrônicos com o educador do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes) do Sesc Thermas

- 14h: Espaço Sesc: Oficina de livro brinquedo com coletivo Contracouchê

- 15h: Espaço Laje: Workshop de dramaturgia com Dan Rosseto

- 15h: Boulervard “Os Sombras e os Temperamentais”. Oficina de Biscuit (porcelana fria), personagens à mão livre

- 16h: Espaço Sesc. Oficina Sites para download gratuito de livros com o educador do ETA do Sesc Thermas

-19h30: Sala de Convivência: Lançamento literário – Dan Rosseto

Fonte: Secretaria Municipal de Cultural

 

Publicidade

Veja também