Procura por doações de sangue é baixa em feriados

Ministério da Saúde afirma que a coleta é de no máximo 450 ml por adulto e ressalta que a medida pode trazer qualidade de vida

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 16/11/2018
Horário 06:43
Marcio Oliveira - Luís aproveitou o feriado de ontem para doar sangue 
Marcio Oliveira - Luís aproveitou o feriado de ontem para doar sangue 

O corpo de uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue, sendo que em intervalos de pelo menos dois meses é possível que o cidadão exerça o altruísmo e a solidariedade por meio de uma doação de sangue, quando são retirados no máximo 450 mililitros e que podem ajudar a salvar a vida de até outras três pessoas. Os dados são do Ministério da Saúde, que afirma ver grande importância na ação, visto que o sangue seria imprescindível para pacientes com doenças crônicas graves que passam a viver, a partir de então, com mais qualidade de vida. Mesmo diante de tal importância, o Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente recebeu uma quantidade considerada inferior em relação aos demais dias, já que em feriados a demanda tende a cair e a movimentação registrada ontem já foi visivelmente baixa. Vale lembrar que o atendimento na unidade ocorre diariamente, inclusive em fins de semana, das 7h às 17h.

O motorista Luís Eduardo Gusmão foi um dos munícipes que fizeram questão de acordar cedo em pleno feriado de Proclamação da República para exercer a solidariedade. Logo próximo das 9h ele realizava a sua doação de sangue no HR, o que, para ele, é mais do que um gesto de ajuda ao próximo. “Meu filho me ligou dizendo que a prima dele, uma criança de três meses, estava internada aqui e precisando de doações, então, não medi esforços, já que doei em outras ocasiões. Costumo dizer que não tenho dinheiro para caridades, então, muitas vezes, nosso sangue pode valer muito mais e fico feliz em poder contribuir com outras vidas”, pontua.

A esposa dele, Rosemara Gusmão, estava do lado de fora da sala de coletas, já que por causa da baixa resistência e de uma gripe não conseguiu doar na data de ontem. Acompanhando o parceiro, ela afirma já ser doadora há pelo menos 10 anos e lembra que o altruísmo é frequente na vida dela. “Na minha família estão todos avisados que o dia que eu me for, quero que meus órgãos sejam doados. Precisamos pensar no próximo e nunca saberemos quando será a nossa vez”. Ela lembra que o procedimento não dói, dura entre 5 e 15 minutos e não costuma dar complicações.

Segundo o Ministério da Saúde, o ato solidário contribui para a melhora de pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. Sobre o intervalo das doações, a pasta informa que para homens ela pode ocorrer de 2 em 2 meses, com no máximo quatro vezes ao ano, e para mulheres de 3 em 3 meses, com no máximo três doações anuais.

CUIDADOS PÓS-DOAÇÃO DE SANGUE

- Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

- Aumente a ingestão de líquidos;

- Não fume por cerca de 2 horas;

- Mantenha o curativo no local por pelo menos quatro horas;

- Não dirija veículos de grande porte.

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Fonte: Ministério da Saúde

SERVIÇO

Banco de Sangue do HR

Rua José Bongiovani, 1297 – Presidente Prudente

Telefone: 3229-1500

Atendimento: Todos os dias da semana, inclusive feriados e fins de semana

Horário: 7h às 17h

Hemonúcleo anexo à santa casa

Rua Wenceslau Braz, 5 – Presidente Prudente

Telefone: 3223-3511

Atendimento: Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h; quinta-feira, das 8h às 19h; e sábado, das 7h às 11h

Publicidade

Veja também