Projeto estimula reciclagem em Prudente

Segundo a direção da Cooperlix, a coleta feita pelos estudantes representa 40% do crescimento mensal em volume de carga de material recolhido

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 25/08/2019
Horário 05:19
José Reis - Estudantes do Colégio Prudente conheceram as instalações da Cooperlix ontem
José Reis - Estudantes do Colégio Prudente conheceram as instalações da Cooperlix ontem

“Toda jornada começa com um passo”. Esta é a mensagem que alunos prudentinos carregam ao colaborar com um mundo mais sustentável, através de ações de empresas que estimulam a reciclagem. Sendo assim, ontem a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente) recebeu alunos do Colégio Prudente que participam do Projeto de Reciclagem realizado pela Arenales Homeopatianimal. A iniciativa, que consistiu na realização de um café da manhã para estimular a gincana feita com os alunos de escolas parceiras, visou aumentar a quantidade de materiais reciclados destinados à cooperativa. A realização do projeto, por sua vez, representa, segundo a direção da cooperativa, 40% do crescimento mensal em volume de carga de material recolhido pelos estudantes e, em alguns meses, até 60% em aumento de salário dos trabalhadores cooperados.

De acordo com o presidente da Cooperlix, Diego Victor Lopes dos Santos, o objetivo do projeto é a conscientização, seja dos alunos ou dos pais para preservação do meio ambiente. “Recolhendo os materiais recicláveis e levando até os pontos de coleta, eles estão preservando e protegendo o futuro deles, ou seja, aprendendo desde pequenos para que continuem adotando as boas práticas. É preservar enquanto ainda é tempo”, explica.

Segundo a analista de sistemas da Arenales, Kelly Pacito, a empresa visa à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, e procura, através de parceiros e escolas, promover ações como as do Projeto de Reciclagem. “Nós temos que começar de agora, pois essas crianças são as nossas sementinhas que, atualmente, ajudam o planeta recolhendo os recicláveis”.

Em prática

A estudante Isadora Gabrieli Braz, 10 anos, relata que o projeto é bom, pois contribui com muitas coisas na Cooperlix, seja com os profissionais ou com o meio ambiente. “Eu vou ser uma pessoa boa para o mundo”. O mesmo relato consciente é feito pelo estudante Paulo Matheus Veneno Rodrigues, 10 anos. “Preservar é importante para o meio ambiente, pois estamos na linha vermelha, e os cientistas falam que daqui a alguns anos vamos precisar de outro planeta, então, estamos fazendo esse projeto para salvar o meio ambiente e contribuindo com a nossa parte”.

No fim do semestre, os alunos do Colégio Prudente, assim como os do Sesi Vila Real (Serviço Social da Industria) que fazem a separação dos materiais em casa, recebem uma premiação da Arenales como estímulo de todo o esforço e empenho por ajudar a Cooperlix e o meio ambiente, diminuindo a quantidade de materiais que vão parar no aterro sanitário da cidade.

Publicidade

Veja também