Projeto no museu de PP resgata memória e preservação da música

Para os apaixonados por boas canções, o local oferece recursos de reprodução e gravação de cópias; espaço prudentino dispõe de 10 mil LP's

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/03/2019
Horário 08:00
José Reis: Crianças têm acesso aos LP’s disponibilizados pelo museu de Presidente Prudente
José Reis: Crianças têm acesso aos LP’s disponibilizados pelo museu de Presidente Prudente

Com o objetivo de reaproximar o público do universo do vinil, o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto” de Presidente Prudente disponibiliza todas as sextas-feiras acervo fonográfico à população. O projeto, intitulado Música no Vinil, iniciou em julho de 2018 e conta com 10 mil LPs, além de recursos de reprodução para os apaixonados por música. De acordo com a coordenadora do museu, Valentina Romeiro, 44 anos, o projeto surgiu diante do tamanho do acervo e tem como objetivo principal o resgate da memória e preservação da música. Atualmente, movimenta visitas estimadas em até 20 pessoas por mês.

A coordenadora relata que precisavam fazer um resgate da memoria em relação à música porque perceberam que em algumas situações as crianças que visitavam o acervo demostravam nunca ter tido contato e os adultos procuravam para escutar. Desta forma, decidiram criar o projeto de forma acessível à população. Para o acesso à cultura fonográfica, o museu através da secretaria de cultura, disponibiliza também uma vitrola para reprodução. “Neste projeto é possível conhecer a história da música, conhecer a historia do LP e escutar. Porque hoje em dia há uma facilidade de baixar na internet, mas as pessoas acabam não tendo o prazer de pegar o LP, olhar o disco, a fotografia e de fazer um resgate cultural”, ressalta.

Algumas crianças frequentavam o museu no momento desta reportagem e muitos tiveram pela primeira vez acesso ao disco de vinil. Valentina relata que a importância é justamente despertar a curiosidade. “Essas crianças, talvez, nunca tivessem contato com o LP, só por fotografia. Então quando você mostra para a criança como era antigamente e coloca na mão dela, ela fica encantada e pergunta - mas tem música aqui dentro? Aí, você coloca para tocar e eles escutam empolgados”.

A importância da ação educativa é também proporcionar a criança uma nova visão de museu e desmistificar que todos os museus são como nos filmes e sim com vários outros tipos de culturas de acordo com a região onde ele está inserido. Com essa ação é possível criar uma relação, ou seja, insere na criança a importância de preservar e criar o hábito de retornar ao museu.

O acervo não está disponível para troca ou venda, somente o acesso para que a população escute, veja e na ocasião leve uma copia em pendrive próprio. Caso a pessoa tenha interesse em doar LPs ao museu, ela pode entrar em contato através dos telefones e especificar as doações. Desta forma é feito uma análise no acervo já disponível no museu e somente após está é possível a doação.

 

Serviços

Projeto Música no Vinil

Sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 14h30         

Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto

Informações: (18) 3223-9404

 

 

Publicidade

Veja também