Projeto valoriza contato com a natureza em complexos urbanos

Florestar – áreas verdes educadoras, foi lançado ontem no Sesc Thermas de Prudente com uma reflexão sobre morar em cidades e ter a possibilidade de se manter em contato com o verde

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/02/2019
Horário 05:59
José Reis - Feira com produtos agroecológicos foi uma das atividades realizadas ontem no Sesc
José Reis - Feira com produtos agroecológicos foi uma das atividades realizadas ontem no Sesc

O Sesc Thermas de Presidente Prudente foi a primeira unidade do Estado a receber o Projeto Florestar – áreas verdes educadoras, que traz uma reflexão sobre morar em complexos urbanos e ter a possibilidade de se manter em contato com a natureza. Segundo a unidade, que lançou o projeto na manhã de ontem, o objetivo é justamente valorizar as áreas verdes urbanas, bem como ressaltar a importância que tais ambientes possuem para a saúde e o bem-estar da população – principalmente crianças – com um potencial educador. “O Sesc Thermas de Prudente tem 33 mil metros quadrados e apenas 3 mil destes são de área construída. Ou seja, temos um bosque, uma área verde, de cerca de 30 mil metros quadrados e que vamos aproveitar para promover o conhecimento e o bem-estar”, explicou a gerente da unidade prudentina, Fabíola Gaspar das Dores.

Ele afirma que além de uma programação diversa e que permeia oficinas, vivências, ateliês e muitas práticas a céu aberto, o projeto Florestar terá ainda uma instalação permanente no bosque, com totens que identificam 30 espécies nativas da região que estão presentes por ali. Além disso, outros totens explicam a composição da fauna, da flora e das águas do local, de modo que todo o público que circula pelo bosque poderá ter essas informações, segundo o Sesc. “Esta área verde tem muito valor para a cidade, como conforto térmico, purificação do ar, além da qualidade de vida e bem-estar ao receber a população para as mais diversas práticas. A ideia aqui é também mostrar às pessoas do que esse espaço é feito. Quais são os animais? E as árvores? As flores? Como chega a água quente? É disso que se trata o Florestar: contemplar, valorizar, apropriar, ter experiências sensoriais e educar por meio dessa área verde”, informou a gerente.

Uma das atividades que ganharam destaque na manhã de ontem, além da feira com produtos agroecológicos e que foi bem movimentada, foi a oficina de captação de água da chuva, com o permacultor Vinicius Pereira, que contou com pelo menos 25 participantes. Dentre eles estava Eunice Silva Souza. “Costumo ter ações sustentáveis em casa, como usar a água que lavo roupa para lavar também a casa. Quando soube da possiblidade de captar a água da chuva, senti o interesse e vim aprender mais sobre como era”.

A assistente técnica da gerência de educação para sustentabilidade e cidadania do Sesc, Gabriela Graça Ferreira, por sua vez, lembra que são três vertentes presentes no projeto, sendo a contemplação da natureza, ações informativas e a ação educativa e que, juntas, possibilitam o melhor aproveitamento dos espaços. “São ações que trazem benefício para a saúde e principalmente ao bem-estar, juntando atividades físicas e culturais. O Sesc vem com esse movimento e olhar para as áreas que as unidades possuem, de forma que queremos auxiliar em experiências que envolvem a natureza e os diversos sentidos, como o som, cheiro e o tato”.

Hoje, em meio à programação, os interessados terão a oportunidade de participar de uma vivência de observação de aves, às 9h30. A partir das 10h até 18h, a unidade contará com uma feira de produtos agroecológicos, com produtores da região

 

SERVIÇO

Algumas das atividades têm vagas limitadas, por isso necessitam de inscrição antecipada. O Sesc Thermas é aberto a todo público e fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

Publicidade

Veja também