Prudenco conclui coleta de materiais inservíveis

Nos últimos dois dias, 58 áreas foram percorridas por seis caminhões da companhia; material será mantido no aterro sanitário até a destinação final

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 15/02/2019
Horário 05:32
José Reis - Operação objetivou o recolhimento de móveis e eletrodomésticos sem uso
José Reis - Operação objetivou o recolhimento de móveis e eletrodomésticos sem uso

Após seis mutirões, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, encerrou, ontem, a Operação Cata-Treco, que percorreu todos os bairros da cidade para o recolhimento de lixo domiciliar diferenciado, como móveis e eletrodomésticos. Nos últimos dois dias, especificamente, 58 áreas foram visitadas por seis caminhões da companhia. O coordenador de limpeza pública da Prudenco, Marcos Rota, aponta que o balanço final ainda não foi fechado, uma vez que há alguns repasses de material a serem feitos hoje. Entretanto, a empresa contabilizava, até o fim da quinta etapa, 317 veículos lotados de entulhos. De acordo com o representante, todas as cargas serão mantidas no aterro sanitário até a destinação final.

O titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, explica que o próximo passo é localizar as empresas que receberão cada tipo de material coletado. Além disso, a pasta reforçará os trabalhos de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre o descarte apropriado do lixo diferenciado. Segundo ele, é fundamental que a população acione previamente a Prudenco antes de descartar qualquer resíduo do gênero na fachada das residências.

O secretário acrescenta que, caso algum morador não tenha sido atendido pelo mutirão, basta solicitar o recolhimento junto à Central de Atendimento 156 ou ao Departamento de Limpeza Pública da companhia, cujo telefone é 3906-3001. O tempo médio para a coleta varia de acordo com a demanda, tipo de resíduo e urgência. “O importante é que as pessoas façam o pedido e nunca joguem em terrenos públicos, ruas e avenidas e fundos de vale”, expõe.

O aposentado Lázaro Cardoso de Oliveira, 73 anos, soube da operação em seu bairro por meio de um funcionário da empresa e, na manhã de ontem, depositou em sua calçada um tanquinho antigo e outros eletrodomésticos menores sem uso. “Esse tipo de ação é muito importante, pois é a chance que temos de dar fim àquilo que já não tem mais serventia dentro de casa”, comenta. O morador da Vila Formosa diz que frequentemente recorre ao serviço, pois não gosta de deixar o material acumular, sendo bem-atendido em todas as ocasiões. “Sempre que precisei, recebi uma resposta rápida”, pontua.

Publicidade

Veja também