Prudente conta com 96,7% de implantação do sistema e-SUS

Sistema do Ministério da Saúde propiciou aumento de 10,56 vezes no número de procedimentos e 2,37 vezes nos atendimentos, entre 2016 e 2018

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 17/11/2018
Horário 05:02
José Reis - Plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar histórico, dados e resultados de exames dos pacientes
José Reis - Plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar histórico, dados e resultados de exames dos pacientes

O Ministério da Saúde implantou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Brasil, em 2016, o Prontuário Eletrônico do Cidadão do e-SUS AB. Ao todo, 2.141 municípios do país implantaram 100% o sistema e 1.722 implantaram parcialmente. Entre eles, está Presidente Prudente, que, de acordo com o Ministério da Saúde, até agosto deste ano, possuía 30 UBSs com o prontuário eletrônico, entretanto, hoje apresenta 31 UBSs, tendo, assim, 96,7% de implantação. Essa facilidade proporcionou aumento em 10,56 vezes a realização de procedimentos e pelo menos 2,37 vezes o número de atendimentos, em comparação com os meses de agosto de 2018 e agosto de 2016.

Quando o e-SUS foi lançado, 920 de 42.908 UBSs do Brasil contavam com as informações dos pacientes online. Hoje, são 13.375 unidades informatizadas no país. A implantação do sistema não possui custo, mas, por meio de nota, o Ministério da Saúde informa que cabe ao município realizar investimentos em equipamentos para a informatização das unidades. Em Presidente Prudente, os prontuários eletrônicos começaram a ser implantados em 2011. Porém, trata-se de um sistema próprio que foi criado pela cidade, e que, em 2016, passou por alterações para transmitir informações para o Ministério da Saúde.

A plataforma digital do e-SUS permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar o histórico, dados e resultados de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos. Um dos principais objetivos é ofertar um sistema que apoie os profissionais no registro e recuperação de informações de saúde dos cidadãos. Com isso, o Ministério da Saúde poderá acompanhar os dados em tempo real, e também avaliar onde estão concentrados os gastos do setor.

A supervisora de enfermagem e responsável pela gestão das UBSs de Presidente Prudente, Ana Claudia Braga, explica que profissionais de TI (tecnologia da informação) do município fizeram uma implementação do sistema próprio da cidade para que dados estivessem vinculados à plataforma e-SUS do ministério. “Utilizando o prontuário físico, quando o nosso paciente andava pela rede de saúde, não havia as informações em outra unidade. Hoje, com o prontuário eletrônico, todos os profissionais sabem os dados de atendimento e medicação. Esse sistema traz muitas facilidades, não só para nossa equipe de saúde, como para o paciente”, salienta Ana Cláudia.

Região

Em Martinópolis, o sistema começou a ser implantado em dezembro de 2015, mas de nove UBSs em apenas uma o prontuário eletrônico está instalado. “Houve alguns atrasos devido à falta de equipamentos, além de alguns problemas com o programa e na capacitação dos profissionais”, explica a diretora do  Departamento de Saúde, Saneamento e Bem-estar Social da cidade, Ana Angélica Dias de Farias. Ela fala que o município está utilizando um sistema em que são lançadas as fichas de atendimentos em todas as unidades e que o município ainda está em fase de migração para o prontuário eletrônico.

Ana acredita que o sistema proporciona facilidade no atendimento aos pacientes, pois interliga serviços, como consultas, farmácia, vacinas, curativos, entre outros. “Isso ajuda a dar seguimento ao tratamento, pois já fica tudo registrado no sistema do e-sus, a conduta do profissional como atendimento, retorno e encaminhamentos”, afirma.

Já em Álvares Machado, a diretora do Departamento de Saúde, Neide Maria de Castilho, conta que a implantação do sistema teve início em 2017 e destaca que hoje todas as unidades de saúde da cidade já possuem o prontuário eletrônico. “Nossa maior dificuldade no começo era comprar os computadores, mas fizemos isso por meio de licitações. Depois, fizemos um treinamento com toda a equipe de saúde, que aderiu facilmente o sistema”, salienta. Ela acredita que ainda faltam alguns computadores para o processo ser mais ágil, mas fala que este detalhe logo será resolvido.

Neide acrescenta que essa inovação foi um “avanço muito grande” para a rotina dos atendimentos, pois proporciona maior controle das atividades. “Com isso, conseguimos ganhar tempo, pois temos todos os dados dos pacientes em um só lugar. É tudo mais prático”, frisa.

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