Prudente ganha inédito ponto de e-commerce

Ideia baseada em ação de Orlando, nos Estados Unidos, foi desenvolvida na capital do oeste paulista em uma parceria da Prefeitura com as polícias Militar e Civil 

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 07/03/2020
Horário 06:19
Isadora Crivelli - Representantes do poder público e das polícias Civil e Militar inauguraram espaço
Isadora Crivelli - Representantes do poder público e das polícias Civil e Militar inauguraram espaço

A primeira Zona de Troca de E-Commerce (comércio eletrônico) do Brasil foi inaugurada em Presidente Prudente na manhã de ontem. Localizada na Rua Dr. Gurgel, em frente à Delegacia Seccional, da Central de Flagrantes e da 5ª Companhia de Polícia Militar, o local tem como intuito tornar as transações iniciadas na internet mais seguras. O local é resultado de parceria entre a Prefeitura de Prudente, a Polícia Militar e Civil.

Para exemplificar a utilidade do local. Suponhamos que alguém esteja precisando de um produto e o tenha encontrado em uma destas plataformas de comércio virtual. Com os detalhes acertados, chega a hora de receber o produto do vendedor, por vezes, o antigo dono. A prática é comum, e os encontros para a troca ou recebimento do produto costuma ocorrer em um local público ou na casa de um ou de outro. Por muitas vezes, tal encontro, com alguém desconhecido pode ser perigoso e não são incomuns os golpes aplicados. O espaço recém-inaugurado busca inibir essas ações.

Com vigilância por câmeras 24 horas e presença constante de policiais, essa zona de encontro de vendedores e compradores permitirá maior segurança aos envolvidos, já que as imagens de câmeras, além de inibir o golpista, facilitará, nestes casos, a identificação do sujeito. “É um espaço que disponibilizamos para as pessoas se sentirem mais seguras, isso não significa que não serão vítimas de estelionatos, portanto, devem continuar a observar e tomar as cautelas mínimas de segurança, como garantir que o interlocutor seja realmente a pessoa que se identifica, utilizar sites com credibilidade, desconfiar de benefícios extras ou lucro excepcional, evitar intermediários”, orienta a delegada de polícia seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras.

IDEIA IMPORTADA

DOS ESTADOS UNIDOS

O secretário municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, Adauto Lúcio Cardoso, em seu discurso de inauguração, pontuou que a ideia partiu do veterano da Polícia Militar, na época na ativa, tenente-coronel Alexandre Fontolan. Ele inspirou-se em uma proposta semelhante em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos.

Adauto, por sua vez, levou a proposta ao prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB). Bugalho afirma que a ação é um meio de garantir a segurança para quem tem hábito de fazer compras via internet, modalidade que cresce muito e que atrai golpistas também. A ideia se faz viável, além do mais, pela simplicidade que possui. A infraestrutura utilizada é somente as placas de sinalização do espaço (que determinam a permanência no local por no máximo 15 minutos) e a demarcação de duas faixas para parada de carros, um para cada elo do negócio.

Bugalho afirma que planos para expansão das Zonas de Troca de Comércio Eletrônico já estão sendo desenvolvidos. O próximo será instalado em breve na Praça Nove de Julho, local que também conta com a infraestrutura necessária, como as câmeras de vigilância do posto da Polícia Militar.

A comandante do 18° BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Renata Fassina, marcou presença na inauguração e destacou a importância do local, visto que os golpes do tipo estão cada vez mais comuns. “Se não aceitar fazer a troca de produtos aqui, é porque não tem boa intensão”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Demerson Dias (PSB), ao finalizar seu discurso entre as autoridades presentes.

Publicidade

Veja também