Prudente oferece aulas gratuitas de judô

Realizados 3 dias por semana no Parque de Uso Múltiplo, treinos permitem que os atletas entrem em competições e aprendam a ter disciplina e respeito

Esportes - PEDRO SILVA

Data 29/08/2019
Horário 10:01
Pedro Silva -  Alunos treinam separadamente por faixa etária; todos são ensinados no mesmo tatame
Pedro Silva - Alunos treinam separadamente por faixa etária; todos são ensinados no mesmo tatame

O esporte muda a vida de todos aqueles que encontram seu caminho. A Semepp (Secretaria Municipal de Esportes Presidente Prudente) realiza no PUM (Parque de Uso Múltiplo), aulas de judô gratuitas. O projeto atende 70 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos, e é ministrado há três anos pelo sensei Paulo Costa Junior, faixa preta primeiro dan, que já prática a arte marcial há 31 anos.

Com aulas de segunda, quarta e sexta-feira, os treinos são efetuados no PUM em dois períodos, de manhã e à tarde. Segundo o professor, os alunos iniciantes são apresentados ao judô em um horário diferente para iniciação e apreciação do esporte. As aulas são gratuitas, mas não disponibiliza o quimono, pois segundo Paulo, o item é muito íntimo, carregando o suor dos artistas marciais, e por isso, não é possível manter o equipamento para uso mútuo.

Os atletas são preparados para competições em todo o Brasil. O programa é associado à CBJ (Confederação Brasileira do Judô), o que leva os lutadores a importantes campeonatos.

Paulo ressalta que o esporte, em especial uma arte marcial como o judô, muda a vida das crianças. Segundo ele, após o início dos treinos, coordenadores de escolas relatam melhoras nas notas e no comportamento dos judocas. “O maior intuito do judô é formar o cidadão. O atleta ele se forma, ele vem aqui, treina duro e vira um atleta, mas nem sempre um bom atleta é um bom judoca”, pontua.

Mesmo com todo o esforço, o curto período de tempo em que as aulas de judô tem um professor fixo, dedicando integralmente seu trabalho a esse projeto, deixa os atletas de Prudente atrás de muitas cidades da região, mas Paulo diz que é de extrema importância manter uma ação como essas, pois ela melhora a condição física, a disciplina e a dedicação de todos que participam.

Histórias

O estudante Fabio Júnior Ribas Ferreira, 8 anos, está na academia há dois anos e, no momento, veste a faixa cinza. É apaixonado pela luta do judô e diz que os treinos o ajudaram a ter mais disciplina em casa e na escola.

Após algum tempo sem treino, Mario Marcos Gomes, 40 anos, voltou ao tatame há um ano e veste a faixa laranja. Ele conta que o esporte lhe ajudou a controlar a imperatividade quando criança. “Eu acredito que o esporte agrega muito na disciplina, desde a infância, porque eu acho que o que você aprende com o judô, é o que você vai levar para o resto da sua vida”.

Serviços

Para participar dos treinos, basta ir até o PUM e procurar Paulo Costa Júnior, nos horários de aula e preencher a ficha de cadastramento. É necessário que menores de idade estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

As aulas acontecem nos seguintes horários:

Segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 11h e das 14h às 15h

No Parque de Uso Múltiplo - Rua Álvares Machado, 104, Vila Euclides

Os treinos são gratuitos

 

Publicidade

Veja também