Prudente tem mais de 750 mil títulos em bibliotecas

Obras fazem parte do acervo de 80 mil livros da Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César e das estantes de instituições de ensino superior da cidade

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 22/09/2019
Horário 04:01
Paulo Miguel - Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César reúne 80 mil livros disponíveis à comunidade
Paulo Miguel - Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César reúne 80 mil livros disponíveis à comunidade

Em Presidente Prudente, assim como a Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César – que reúne 80 mil livros -, as instituições de ensino superior também permitem que o público consulte os títulos presentes em suas redes de bibliotecas, que somam 670.427 unidades. Algumas delas demandam o agendamento e cadastros. Os acervos são variados e, se unidos, disponibilizam 750.427 exemplares, entre livros, periódicos e arquivos eletrônicos, para a população prudentina.

A diretora da biblioteca da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Teresa Raquel Vanalli, informa que todo o acervo da instituição é aberto ao público. A comunidade externa pode utilizar o espaço para estudos, acessar o banco de dados e também está autorizada a levar os livros emprestados para fora do campus. Somente maiores de 18 anos podem utilizar os serviços. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsável.

Na FCT/Unesp, os exemplares podem ficar até uma semana com os usuários, e, caso haja atraso na devolução, será aplicada a suspensão do serviço, com tempo baseado no atraso da devolução. No campus prudentino são 276.832 de itens, sendo 114.090 livros. Para a utilização dos serviços da biblioteca da instituição é necessária realização de um cadastro, mediante a apresentação de um comprovante de residência e documento oficial com foto.

Instituições particulares

A Toledo Prudente Centro Universitário, por sua vez, expõe que está “integralmente aberta à população de forma gratuita”, porém, não permitindo que nenhum dos 108 mil exemplares sejam levados por não alunos. A auxiliar administrativa Rayara Kaoane dos Reis Macedo, 19 anos, diz que a comunidade externa procura a instituição para estudar, principalmente, para concursos, não só pelo acervo disponível, que conta com livros, periódicos, monografias, e arquivos digitais, mas pelo “lugar mais tranquilo para os estudos”. Um dos utilizadores da biblioteca, o engenheiro André Corazza aprecia o ambiente calmo do local para estudar.

Já coordenadora da rede de bibliotecas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Regina Liberati, informa que o acesso ao acervo bibliográfico por usuários não ligados à instituição é permitido perante solicitação requerida à coordenação da universidade, e que não é permitido que os exemplares sejam retirados das mediações dos campi da universidade por usuários que não sejam alunos ou egressos. A instituição dispõe de quatro espaços físicos de sua rede de bibliotecas em Presidente Prudente, e disponibiliza 251.810 opções de informação, distribuídas em 161.998 livros e 89.812 periódicos.

A Fapepe/Universidade Brasil (Faculdade de Presidente Prudente), por meio de sua Assessoria de Imprensa, informa que também permite que a comunidade externa consulte o acervo de sua rede de bibliotecas, que dispõe de 33.785 exemplares, mas solicita apresentação de documento para utilização. A instituição também não permite que os exemplares sejam levados em empréstimo.

Serviço

Os horários de funcionamento são:

FCT/Unesp: De segunda a sexta, das 8h às 22h;

Toledo: De segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h;

Unoeste: De segunda a sexta, das 7h as 22h15, e aos sábados, das 7h às 13h;

Fapepe/Universidade Brasil: De segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Consulta às instituições

Publicidade

Veja também