Prudente tem votação tranquila no segundo turno

De acordo com cartórios eleitorais, o domingo “correu pacificamente e sem intercorrências”; eleitores aprovaram “atendimento rápido e sem transtornos”

Eleições - ANDRÉ ESTEVES

Data 30/10/2018
Horário 04:48
Marcio Oliveira - Em Prudente, segundo turno transcorreu sem tumultos ou formação de filas longas
Marcio Oliveira - Em Prudente, segundo turno transcorreu sem tumultos ou formação de filas longas

Sem tumulto ou formação de filas longas, o segundo turno das eleições foi marcado por movimentação tranquila em Presidente Prudente. Durante todo o domingo, eleitores voltaram às urnas para escolher quem deverá ocupar os cargos de governador do Estado e presidente da República a partir de 1º de janeiro do ano que vem. De acordo com os chefes de cartórios eleitorais do município, o dia “correu pacificamente e sem intercorrências”. Nos quatro locais de votação percorridos pela reportagem, munícipes consultados aprovaram o “atendimento rápido e sem transtornos”.

Como trabalharia no restante do dia, o vendedor Washington de Oliveira, 27 anos, tirou as primeiras horas da manhã para cumprir o dever cívico. “Com isso, fico mais tranquilo depois e evito a correria”, relata. Ele conta que o processo de votação transcorreu de forma muito rápida, já que, desta vez, o número de cargos em disputa foi menor. Agora, a expectativa do prudentino é que, após a crise financeira enfrentada pelo país, a população brasileira seja recompensada com um “governo melhor”. “Neste ano, percebi que as pessoas estão prestando mais atenção na política e se tornando mais conscientes”, avalia.

O aposentado Wolnei de Oliveira, 69 anos, mora perto de seu local de votação, o que, em sua opinião, torna o ato mais simples. Ele também preferiu praticar a cidadania pela manhã e evitar possíveis filas no decorrer do dia. “Não houve problemas lá dentro. Gastei 15 segundos para votar”, aponta. Quando questionado sobre o que espera para 2019, o aposentado é sucinto: “A expectativa é de mudança”. Assim como o aposentado, a esteticista Adriana Catanante, 41 anos, destaca que não teve dificuldade em nenhum dos turnos. “Foi muito sossegado”, reforça.

A vendedora Silvana Rodrigues, 51 anos, por sua vez, preferiu votar pela manhã para aproveitar melhor o domingo. “Se eu deixasse para depois, sinto que perderia o dia. Agora, posso ficar mais tranquila”, comenta a eleitora, que está esperançosa por mais oportunidades de emprego para toda a população. “Esse momento é muito importante. Todo mundo está esperando por mudanças positivas”, pondera.

Já o lubrificador Adriano Gomes da Silva, 49 anos, atribui a maior rapidez ao processo de biometria. Embora ainda não tenha feito a sua, ele percebe que os já cadastrados foram deslocados para os pontos situados nas imediações dos seus domicílios, facilitando o acesso e desafogando os locais de votação. “Aqui não é próximo da minha casa, mas possivelmente me colocarão mais perto quando eu fizer a biometria”, denota. E se brasileiro não desiste nunca, Adriano é um exemplo disso. “Desde que me conheço por gente, os nossos representantes não se aprofundam nas coisas que realmente interessam à população e, sim, em seu benefício próprio. Então, estou confiante que o novo governo seja voltado para o povo, que está acordando e conhecendo o devido poder que tem”, comenta.

Publicidade

Veja também