Prudentinos compartilham importância de ajudar o próximo

Hoje é lembrado o dia daqueles que comparecem aos hemocentros para abastecer os estoques e salvar vidas

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 14/06/2018
Horário 05:18
José Reis - Bolsas de sangue têm validade de 30 dias, por isso a necessidade de doação é constante
José Reis - Bolsas de sangue têm validade de 30 dias, por isso a necessidade de doação é constante

Doar sangue é salvar vidas, demonstrar amor ao próximo. E para comemorar essa empatia que o dia de hoje é destinado. O Núcleo de Hemoterapia anexo à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente é um dos pontos ideais para receber esse gesto de cuidado. A unidade possui um estoque rotativo, tendo em vista que atende uma alta demanda de cirurgias, doações e situações que necessitam de bolsas sanguíneas. Mas por que, de fato, é importante doar? O que um doador ganha com isso?

A prudentina Danielle Midori responde: a chance de compartilhar amor e preocupação com a humanidade. Ela é doadora há dois anos e afirma que pretende continuar enquanto puder. “No começo, conheci a possibilidade porque meu sogro estava internado e precisando de sangue”, explica. Após isso, Danielle nunca mais deixou de fazer visitas ao setor. “Percebi que posso ajudar e não custa nada. Do mesmo jeito que ele precisou, alguém pode precisar, eu também posso precisar um dia”.

A doadora, que agora ajuda com seu sangue a amiga que está internada, explica que não existe forma mais bonita de deixar um exemplo para as próximas gerações. “Essa sensação é o que mais me mudou como ser humano, perceber que estou salvando pessoas”, descreve Daniele. De acordo com ela, as pessoas deveriam sim se atentar mais a essa necessidade e, muitas vezes, não fazem isso por falta de informação. “Às vezes, com o dia a dia, correria, acabam deixando de lado, e por não ter conhecimento não sabem como lidar com situação”, lamenta.

Se adaptando aos novos hábitos como doador, Caian Silvestre vem de uma família repleta de doadores e explica que o exemplo vem de berço. “A ideia é sempre ajudar de alguma forma, principalmente em cirurgias, que é quando eles mais precisam de sangue”, pontua. O jovem de 18 anos está doando pela segunda vez e pretende mobilizar cada vez mais pessoas a doarem. “É algo que volta para você mais cedo ou mais tarde”, explica.

Impacto nas vidas

Zenaide Brito é agente de captação do setor e trabalha na unidade há sete anos. Ela é responsável pelo contato inicial com doadores e realiza os cadastros. Lembra que quanto mais doadores, maior é a sensação de dever cumprido. “A gente fica feliz, porque levamos nosso trabalho a sério, não é brincadeira, vou para casa com consciência tranquila, fiz minha parte”, frisa.

A agente afirma que durante os anos em contato com doadores, as histórias que mais marcam são aquelas que resultam na mobilização da sociedade em prol de uma vida. “Em alguns casos entramos em contato com mídia, familiares do paciente, e a região dá um retorno muito grande sempre”, elogia. Ela afirma que na maioria dessas situações as vítimas são crianças e existe uma em especifico que a marcou e sempre entra em suas lembranças. “Era uma criança de Presidente Venceslau que foi a óbito. Lembro que na época foi incrível, todo mundo veio para doar”, relata.

SERVIÇO

O horário de coleta na unidade é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 7h ao 12h. Os interessados podem se direcionar ao Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, no endereço:
Rua Wenceslau Braz, 05 - entrada pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, embaixo da segunda rampa do pronto-socorro da santa casa.

REQUISITOS PARA SER DOADOR

- Ter entre 18 e 69 anos;

- Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas e machucados na boca;

- Mulheres com mais de 51 quilos;

- Homens com mais de 50 quilos;

- As doações têm um intervalo de 90 dias para mulheres (3 por ano) e de 60 dias para homens (4 por ano).

                                                                       Fotos: José Reis

Danielle começou a doar para ajudar o sogro que estava internado

Caian recebeu exemplo de doações em casa

Zenaide lembra a mobilização social para ajudar crianças

 

Publicidade

Veja também