Pudim de Leite 

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 25/04/2018
Horário 08:28

Esta é a receita original do pudim de leite. A base do seu preparo é leite e ovos, o que garante um creme leve e delicado.

 

Ingredientes: 4 ovos, 4 gemas, 1 xícara de açúcar, 4 xícaras de leite frio.

 

Para a calda: ½ xícara de açúcar, ¼ xícara de água.

 

Preparo: Misture rapidamente os ovos e as gemas. Acrescente pouco a pouco o açúcar, sempre mexendo. Junte o leite aos poucos. Mexa bem. Passe 3 vezes por uma peneira bem fina e reserve. Prepare a calda misturando o açúcar e a água. Leve ao fogo até caramelizar. Coloque a calda numa fôrma de buraco no meio de 23 cm. de diâmetro. Espalhe com uma colher. Despeje a mistura reservada. Asse em banho-maria, em forno moderado, pré aquecido por cerca de 1 hora, ou até  que enfiando uma faca esta saia limpa. Desenforme depois de frio.

 

Pratos que servem para várias ocasiões...

 

Pratos frios e leves são sempre bem aceitos! As ideias são boas!!

 

Salada Verão

Ingredientes: 2 batatas grandes sem casca cozidas e cortadas em cubos de 2 cm, 4 chuchus sem casca cozidos com 3 grãos de zimbro e cortados em cubos de 2 cm, 1 abacaxi cortado em cubos de 2 cm (conservar meia fruta escavada com casca), 1 colher (sopa) de salsa picada.

 

Para o Creme: 1 xícara (chá) de requeijão cremoso light, 2 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de molho inglês, 1 colher (sopa) de suco de limão, sal a gosto, 100 g de blanquet de peru fatiado.

 

Preparo: Em uma vasilha funda, junte a batata, o chuchu e o abacaxi e tempere com o sal e a salsa. Reserve. Para o molho, misture os ingredientes na ordem descrita e mexa com o batedor de arame até obter um creme homogêneo. Junte a esse creme a mistura de batata e sirva dentro do abacaxi. Decore com as fatias de blanquet.

 

Ovos Recheados

Com a ponta de uma faca bem afiada, corte ao meio alguns ovos cozidos. Separe depois as duas metades do ovo, arrumando-as numa travessa. Retire as gemas, amasse com sardinhas, atum, frango desfiado ou outro ingrediente do seu gosto e, com essa pasta, recheie as claras. Veja que efeito decorativo consegue, apenas com alguns minutos de trabalho. Sirva acompanhando saladas ou carnes assadas.

 

Sanduíche de Atum

 

Ingredientes: 1 lata de atum em água, ½ cebola cortada em cubos, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos, 4 azeitonas picadas, 2 colheres (sopa) de cream cheese light, 1 colher (sopa) de suco de laranja, 1 pote de cottage, sal a gosto, 2 pacotes de pão de forma light sem casca.

 

Para decorar: folhas de alface, 1 colher (sopa) de tomate picado, 1 colher (sopa) de salsa picada.

 

Preparo: Numa vasilha coloque o atum, a cebola, o tomate e a azeitona. Misture bem e reserve. No liquidificador junte o cream-cheese, o suco de laranja, o cottage e sal. Bata bem. Passe esse creme sobre as fatias de pão e coloque uma camada de recheio, até terminarem as fatias de pão e recheio. Cubra com filme e leve para gelar. Sirva em pratinhos enfeitados com alface, pedacinhos de tomate picado e salpique salsinha.

 

 

nutrição

 

Aumento do ácido úrico

(hiperuricemia)

 

Pessoas com este distúrbio têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal.

Geralmente desenvolvem a gota, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações. Isto acontece quando o ácido úrico está em grande quantidade no sangue e tem facilidade de se depositar nos joelhos, tornozelos, calcanhares.

Pode estar associado à diabetes, uso abusivo de diuréticos e álcool, por exemplo. Além da gota também estão associados ao ácido úrico a artrite, cálculos renais, doenças renais e depósito de ácido úrico nos ossos (tofos).

Assim, para quem tem predisposição é preciso diminuir fatores como dietas inadequadas, álcool e medicamentos que possam diminuir a excreção de ácido úrico pelo rim.

Não se esqueça também de ingerir bastante água para ajudar a eliminar mais facilmente.

 

                Alimentos que não devem ser ingeridos:

 

•              Alimentos ricos em purinas como as carnes e miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela)

•              Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, camarão, lagosta, ostra, caranguejo

•              Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto

•              Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon

•              Caldos, pois quando as carnes são cozidas em água, o ácido úrico se difunde nos líquidos.

•              Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e grãos integrais

•              Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim,

•              Alho - poró, aspargo, brócolis, cogumelo, espinafre.

•              Todos os grãos e sementes

 

Alimentos permitidos:

 

•              Leite e iogurte desnatados, queijos brancos

•              Ovos

•              Vegetais (exceto os acima)

•              Pães brancos e biscoitos de água e sal

•              Frutas em geral

•              Macarrão e arroz

•              Batata

•              Óleos vegetais em quantidade moderada. Em excesso, diminuem a eliminação de ácido úrico

Publicidade

Veja também