PULMÕES DA CIDADE

Secretaria de Meio Ambiente tem observado um maior envolvimento dos moradores de Prudente na preservação da natureza, praças e águas: fator positivos para novos investimentos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/09/2019
Horário 06:10
José Reis -   Prudente tem aproximadamente 220 mil árvores, divididas entre 85 espécies arbóreas e arbustivas; muitas estão em praças que estão sendo urbanizadas
José Reis - Prudente tem aproximadamente 220 mil árvores, divididas entre 85 espécies arbóreas e arbustivas; muitas estão em praças que estão sendo urbanizadas

Quando o assunto é o meio ambiente, é comum que muitos concordem que o tema seja de grande relevância e que mereça ser discutido. Mas, em certas áreas, às vezes a prática não é bem executada conforme os bons modos que devem ser adquiridos. Em Presidente Prudente, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) tem verificado uma evolução nessa questão, uma vez que observa o envolvimento cada vez mais constante da comunidade na preservação das áreas verdes, praças e águas. Para o titular da pasta, Wilson Portella Rodrigues, os moradores estão sendo vistos como “parceiros” em manter a cidade limpa e preservada, fator positivo para que surjam novos investimentos no setor.

“Temos trabalhado cada vez mais em campanhas de plantio, o que aumentou o número de vegetação na cidade. Esse trabalho de educação ambiental também está ligado à proteção das nascentes e córregos de Prudente, inclusive, com apoio de estudantes das escolas municipais e estaduais, e de universitários, que visitam o horto florestal e outros setores para estarem integrados no assunto”, afirma Portella.

De acordo com o secretário, o trabalho de incentivar a preservação da natureza possibilita que a municipalidade busque novas parcerias por meio de projetos, a exemplo do Cirsop (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), que almeja a construção de um aterro sanitário regional.

Trabalho de incentivar a preservação possibilita que a municipalidade busque novas parcerias por meio de projeto

Além dele, também está em curso a montagem do RCC (Centro de Triagem de Resíduos da Construção Civil) e do abrigo municipal de animais, o último, com estimativa de entrega próximo ao final de dezembro desse ano. “Temos notado o maior interesse da população que aguarda os investimentos, e quando ela está focada na preservação do meio ambiente, também melhora a qualidade de vida”, considera.

Prudente conta hoje com aproximadamente 220 mil árvores, divididas entre 85 espécies arbóreas e arbustivas. O serviço com a sociedade não fica apenas em conscientização, mas em prática. Muitas dessas plantas ficam em praças que estão sendo urbanizadas e revitalizadas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a intenção é manter a preservação, o que só pode ser feito por meio da colaboração da sociedade. “A participação da comunidade é muito importante nesse processo, temos colocado os moradores para nos ajudar na fiscalização, e isso tem dado certo porque as denúncias de irregularidades estão chegando ao nosso conhecimento, para posterior medida”, pontua. “Nossa cidade está cada vez mais bonita”, complementa.

 

Números

220.000

É o número de árvores existentes em PP

85

É a quantidade de espécies arbóreas e arbustivas

 

Publicidade

Veja também