Qual é seu peso ideal?

Jair Rodrigues Garcia Júnior

 Alguns profissionais e estudantes já estão próximos de completar 60 dias em casa, em atendimento às medidas preventivas para evitar a COVID-19. Mesmo que vários profissionais tenham continuado a trabalhar, bem como os alunos a estudar, algumas mudanças significativas se impuseram na rotina. Alterações na alimentação, nas atividades extra-trabalho/estudo, condições mentais e no peso corporal estão se manifestando em diferentes graus.

 

ATIVIDADES CORRIQUEIRAS
Minha esposa, que é professora, quantificou com seu “relógio contador de passos” quanto diminuíram suas atividades corriqueiras. Da média de 4,5 mil passos por dia foi para 1,3 mil passos (- 71%). Mesmo quem vai de carro ou transporte coletivo para o trabalho e escola, tem que andar um pouco. Em casa, a rotina é do quarto para sala, para cozinha etc. Uma “poupança” de 300 a 500 Kcal/dia.

TREINAMENTO
Por mais que os professores da academia e personal trainers estejam se esforçando nas lives desde o início do isolamento, o treino em casa não é o mesmo, o ambiente não é o mesmo, faltam os colegas, falta espaço, falta equipamento etc. Atire a primeira anilha que não deu uma fraquejada com a frequência de treinos em casa ou até parou por uma, duas ou três semanas. Mais uma “poupança” de 300 Kcal/dia.

SÓ MAIS UM CAFÉ
Trabalhar ou estudar em casa nos deixa mais livres e mais susceptíveis às facilidades do lar. Podemos ter um café, outra bebida e comida o tempo todo na mesa de trabalho. Podemos levantar várias vezes para abrir a geladeira e beliscar algo. E, é claro perder totalmente a noção de quanto comemos além do que realmente precisamos no dia. É um adicional de 300 a 500 Kcal/dia na conta. 

COMO ESTÁ MEU PESO
Uma forma de verificar a adequação do peso é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC = peso / altura2). O resultado deve estar na faixa normal de 18,5 a 24,9 Kg/m2. Considerando essa faixa e o valor “médio” de 23 Kg/m2 como fixo, podemos usar a mesma equação para calcular o peso ideal (PI = 23 x altura2). Portanto, multiplique a altura pela altura e depois multiplique por 23, para ter seu resultado em Kg.

EXCESSO DE PESO
Para os sedentários, ter valor do IMC acima de 25 Kg/m2 e estar acima do peso ideal deve despertar a atenção e cuidados. Por outro lado, pessoas fisicamente ativas que praticam exercícios de força (musculação, levantamento de peso etc) ganham mais músculos e ficam mais pesadas. Em geral, esse peso adicional de músculos representa um “fator protetor” para a saúde e não problema.

 

Calcule seu peso ideal. PI = 23 x altura2

 

Publicidade

Veja também