Quando o olho é maior do que a barriga!

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 02/05/2018
Horário 08:07

Talvez, um grande jargão que jamais poderá sair de moda ou se desolar de sua praticidade. Assim vamos levando nossa busca por alguém que tão logo possa nos representar, possa nos diagnosticar de um país não menos republicando que de tempos atrás. O nosso Brasil não só merece, mas como precisa urgentemente de pessoas que o represente bem.

Que coisa não, pois ainda continua, e desde a antiguidade essa tendência de que tem gente que, e muita, tem o olho maior do que a barriga prevalecerá por muito tempo. Essa tendência de querer subestimar os impulsos de qualquer que seja o ambiente, e isso não poderia ser normal, o se humano continua usando de sua arte manha a levar vantagem naquilo que lhe prevaleça à garantia de um resultado impulsionado pela sua ganância. Sendo esse olho tão enorme que nada importa o quê, mesmo que sua barriga consiga suportar não interessa a quantidade de coisas ou informações que lhe convenha. 

É natural que isso não poderia ser, e sentimos essas coisinhas corriqueiras, o que mesmo no transito não tão caótico, ou numa fila de banco, caixa de supermercado ou situações similares que possam conter pessoas em busca de suas necessidades diárias de que a vida surge.

Pela primeira vez na historia desse país que um ex-presidente da república é preso, e mesmo com suas regalias e teimosias, insistem nos colocar goela abaixo o quanto uma suprema corte é totalmente insana em suas diretrizes. O que isso pode nos mostrar e provar que leis e mais leis escritas pelo homem podem ser maquiadas ou adversas às atitudes que nos mostram e provam o quanto tudo isso é mutável?

Dias atrás a Fifa baniu o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e pela primeira vez na história que um presidente é punido. E desde quando isso já vem sendo de forma procedente as suas atitudes, que desde então ninguém tomava uma postura de legitimidade de conduta de um presidente por uma entidade? 

E se tratando de um Brasil que, desde então, entra governo, sai governo, grandes e grandes discursos continuam mobilizando muita gente. O leque de políticos que sempre tentaram nos mostrar suas eloquências, seja em palanques, TVs, rádios, parece que suas mascaras caíram, e tão logo possa ser possível, muitos ainda irão fazer parte desse novo cenário de pessoas descrentes de suas possibilidades politicamente incorretas.

Os partidos, sejam eles novos ou não, pois infelizmente continuam as mesmas raposas, quem sabe pode dar num novo rumo. Mas o que nos garante que essas siglas, tenham realmente um significado de honestidade e confiança por causas que representam ou fortaleçam uma nação? Seríamos ainda, e pelo menos ingênuos novamente?  Se o basta já deu é possível que o jamais possa a vir acontecer novamente! E isso ninguém pode prever, a não ser que nos façamos novamente de ingênuos. 

Queremos aqui não julgar, mas tentar entender o quanto pessoas que, quando começaram e começam na política, tentaram e tentam se desvencilhar de suas mascaras, acreditando o quanto pode se ingressar nessa base de conhecimentos até complexos, e que através de suas vestes, unhas e dentes almejam chegar ao poder, e que não importa de que forma, que pretende chegar lá. Seríamos ingênuos ainda, caso apareça um “bom samaritano” expondo suas ideias do que seria normal nas promessas ao nosso povo?

Precisamos nos privar de toda essa querência abundante por famintos pelo poder e até repensar um velho e grande jargão: Olho por olho, e dente por dente! E quem se salva dessa?

Publicidade

Veja também