Radares são desligados em vias de Prudente

Politrans informa que os aparelhos serão retirados ainda nesta semana e que pretende concorrer novamente no processo licitatório

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 12/09/2017
Horário 12:55
Arquivo, Prefeitura optou por não prorrogar contrato com empresa responsável pelos radares
Arquivo, Prefeitura optou por não prorrogar contrato com empresa responsável pelos radares

Os radares que fiscalizaram por dois anos as principais avenidas de Presidente Prudente foram deligados na madrugada de ontem, por causa da não renovação do contrato com a empresa que prestou os serviços de monitoramento. Segundo informações da Secom (Secretaria de Comunicação Municipal), os aparelhos foram desligados à meia-noite, por determinação do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), que tem a intenção de reformular o sistema de monitoramento por radares na cidade, ao incluir novos locais como a Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli.

Uma nova empresa será contratada, mediante licitação, para oferecer os serviços à cidade, mas, segundo a Prefeitura, não é possível informar quando o edital será lançado, uma vez que ainda está em processo de elaboração. A comissão responsável pelos estudos técnicos para acompanhar o edital, nomeada pelo prefeito na semana passada, iniciou ontem os trabalhos que vão resultar na escolha da licitação.

O presidente da Politrans Tecnologia e Sistemas Eireli, de São Paulo, Eduardo Alvarez Conradt, 49 anos, empresa que prestou o serviço de monitoramento até domingo, diz que precisou vir pessoalmente até Prudente, na manhã de ontem, para conversar com gestores da administração municipal e resolver a situação dos radares.

Eduardo afirma que os aparelhos serão retirados ainda nesta semana, se o processo de desligamento sair conforme o planejado, e que a empresa vai participar da nova licitação divulgada pela Prefeitura. “Pelo que vi, o processo licitatório está em fase inicial e isso demora cerca de seis meses. Até lá, a cidade vai ficar sem controle de velocidade”.

O representante da empresa comenta ainda que a Prefeitura não aceitou a proposta de prorrogar o contrato e que não entende o motivo de uma licitação “idêntica” a que esteve em vigor até o vencimento do contrato. “Vamos participar do processo de escolha e seremos a principal fiscalizadora de toda a licitação”, ressalta o presidente da Politrans.

 

“O processo licitatório está em fase inicial e isso demora cerca de seis meses. Até lá, a cidade vai ficar sem controle de velocidade”

Eduardo Alvarez Conradt,

presidente da Politrans

 

Conscientização

Como divulgado pela Prefeitura, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) vai realizar, a partir do dia 17, uma campanha de conscientização sobre o tema segurança no trânsito. O objetivo da ação, que tem como slogan “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, é divulgar informações sobre os procedimentos seguros no trânsito, o que inclui o respeito aos limites de velocidade nas vias pública. Serão feitas palestras, panfletagens e blitz.

 

SAIBA MAIS

Segundo informações divulgadas pela Secom (Secretaria de Comunicação Municipal), a fiscalização de velocidade por meio dos radares auxiliou na redução do número de mortes no trânsito em Presidente Prudente. Conforme a Secretaria, a queda foi de 58,9%, uma vez que em 2015 foram registradas 55 mortes no trânsito e em 2016 o número caiu para 23.

Publicidade

Veja também