Reciclar ou reutilizar: faça o que for possível em prol da natureza

EDITORIAL -

Data 04/06/2019
Horário 04:30

Em uma rápida pesquisa, é possível encontrar o conceito de reciclar: por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. É possível reciclar materiais diversos, como vidro, plástico, papel ou alumínio. No entanto, é comum que as pessoas se confundam sobre o que é reciclar e o que é reutilizar. “Com a prolongação da vida útil dos materiais, seja pela reciclagem, seja pela reutilização, contribuímos para toda uma cadeia de redução do consumo de matéria-prima e de energia para produzir novos produtos”.

Reciclar e reutilizar são palavras faladas constantemente. Em algum momento de seus conceitos, estes termos se encontram. É essencial que, de uma vez por todas, as pessoas entendam a importância de se reutilizar e reciclar o que for possível.

O assunto da vez é o canudo de plástico. Como noticiado neste diário, em Presidente Prudente, foi sancionada e promulgada pelo Executivo, a lei 9.774/2018, de autoria do vereador William César Leite (PPS) que dispõe sobre a utilização de canudo comestível e/ou de papel biodegradável e/ou reciclável, individual e hermeticamente embalados com material biodegradável nos restaurantes, bares, lanchonetes, ambulantes e similares autorizados pela Prefeitura de Presidente Prudente. Uma saída importante para, ao menos, diminuir os grandes impactos causados por este material na natureza.

Porém, é essencial que as pessoas tenham consciência e reutilizem o que for necessário. Atualmente, por exemplo, há canudos reutilizáveis, que você carrega na bolsa, usa quando precisar, lava e guarda. Uma ótima saída para nem precisar do biodegradável. Uma ajuda ímpar para o meio ambiente. Imagina se todos fizessem isso.  

Cuide da natureza através de pequenos gestos que, juntos, causam grandes impactos positivos. Não espere as ações dos outros. Comece por você!

Publicidade

Veja também