Rede particular oferece exames para diagnóstico de Covid-19

Conforme laboratórios ouvidos pela reportagem, procedimento é realizado somente a partir de recomendação médica

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 24/05/2020
Horário 13:15
Luiz Ernesto Paschoalini/Cedida - Amostras são coletadas e resultados saem entre 48 e 72 horas
Luiz Ernesto Paschoalini/Cedida - Amostras são coletadas e resultados saem entre 48 e 72 horas

Desde o mês passado, o Estado autorizou que os diagnósticos para Covid-19 também pudessem ser realizados pela rede particular. Tal posição tem ajudado até mesmo na agilidade para obter os resultados. Por conta disso, laboratórios de Presidente Prudente passaram a oferecer o procedimento, mas que só poder ser feito dentro de algumas regras.

A primeira delas é: recomendação médica, como qualquer outro tipo de exame. É o que explica, por exemplo, o biomédico Luiz Ernesto Paschoalin, proprietário do Exame Laboratório Análises Clínicas. Isso garante, segundo ele, mais precisão no diagnóstico e na realização do exame, já que é o profissional da saúde que poderá indicar se é possível que a pessoa esteja infectada com a doença, bem como prescrever um tratamento, caso seja positivo.

E por lá, ainda conforme Luiz, o exame pode ser feito de duas formas: através da dosagem de anticorpos, verificada por meio de amostras de sangue, e o RT-PCR, que é feito pela coleta de secreção nasal, obtida de raspado de nasofaringe. Esse último é aquele mais comum que as pessoas têm acostumado a ver, no qual tem aquela espécie de tubo que é colocado no nariz. “Colhido, a gente encaminha para um laboratório parceiro, em Belo Horizonte [MG]”, completa. Por isso, o resultado pode chegar entre 48 e 72 horas.

Mas o tipo de exame escolhido a ser feito também vai ser conforme a prescrição médica, explica Luiz à reportagem. Isso porque tudo pode variar segundo o estado de cada paciente, como os sintomas ou a falta deles, o tempo dos sintomas, o tempo de proximidade a uma pessoa infectada - se for o caso -  entre outros. “Esses fatores também podem interferir no resultado, isto é, dando negativo para quem for positivo e vice e versa. Às vezes, será necessário repetir o procedimento”, aponta Luiz. No Laboratório de Análises Clínicas Exame, o valor do teste é R$ 320.

Já no laboratório Marlene Spir, o procedimento também é feito, mas somente por meio da coleta de sangue, a R$ 190. O estabelecimento pontua que a realização também depende de solicitação médica e o resultado sai em torno de dois dias. Contudo, validou que tem tido “uma grande dificuldade” em encontrar os kits específicos para realizar o teste de Covid-19. “Por isso, a gente tem o exame disponível, mas ele também é feito conforme a disponibilidade material”, completa.

Em ambos os locais, a equipe responsável por fazer a coleta está toda paramentada para lidar com os pacientes e utilizando EPIs (equipamentos de proteção individual), assim como os demais funcionários. No Exame, por exemplo, para quem precisa e deve fazer o teste, eles indicam que a pessoa ligue para o local para agendar a realização do exame e, com isso, um profissional vai até a casa dela, evitando, assim, o contato com outras pessoas.

A reportagem também ouviu o laboratório Unilab, mas, por lá, o exame não é feito. Foi informado que ainda não ocorre pelo fluxo e falta de acessibilidade. Questionado se futuramente isso poderia mudar, foi respondido que “vai depender do cenário”.

Publicidade

Veja também