Região de Prudente investe em lavoura-pecuária

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 25/08/2019
Horário 04:04
Divulgação/Cocamar - Benefício do ILPF é recuperar áreas de pastagem para aumentar a rentabilidade da pecuária
Divulgação/Cocamar - Benefício do ILPF é recuperar áreas de pastagem para aumentar a rentabilidade da pecuária

A Cocamar, cooperativa agroindustrial paranaense, já atuava na região de Presidente Prudente há vários anos com vendas de rações. No entanto, inaugurou um ponto de assistência técnica e venda de insumos, e fez um trabalho forte com a ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta). Neste caso, as áreas que atuavam apenas com pecuária começaram a produzir grãos, melhorando a renda dos produtores cooperados de forma mais efetiva.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cocamar, Luiz Augusto Magnossão, o primeiro foco da Cocamar foi abrir essas unidades no Estado de São Paulo visando a região de Presidente Prudente, pois há uma grande área de pastagem. Logo, a oportunidade de inserir grãos nesses locais, principalmente no sistema ILPF, que visa à recuperação da pastagem degradada ou em degradação, com a soja – isso porque a rentabilidade da oleaginosa é maior para o produtor do que outros tipos de culturas.

O maior benefício deste tipo de sistema, segundo Luiz, é justamente recuperar essas áreas de pastagem degradada onde a rentabilidade da pecuária já está muito baixa e, em alguns casos, às vezes até inexistente. “Isso acontece porque o produtor ou pecuarista não percebe que a propriedade já não é mais produtiva, então, a gente consegue inserir o grão, como uma ferramenta que melhora a fertilidade do solo. No entanto, na hora que você colhe a cultura, você dá espaço para o capim. Então, ele vem novo, com vigor e, com isso é possível aumentar novamente a rentabilidade da pecuária”.

Reforma do canavial

Hoje em dia é possível intercalar lavouras de interesses econômico e agronômico como a soja, reduzindo os custos de implantação do canavial e melhorando a produtividade por meio da rotação de cultura com o uso de uma oleaginosa. Além disso, o sistema protege o solo contra erosão no período de renovação do canavial.

Para tanto, a Cocamar e a Usina Cocal, por meio de sua unidade de Narandiba, oficializaram uma parceria inédita no Brasil. Após conversações e estudos para a formatação de um projeto, que demandou cerca de um ano, a cooperativa paranaense vai administrar a produção de soja na safra de verão 2019/2020 em um programa de reforma de 5,1 mil hectares de áreas de canaviais no entorno da Cocal. O cultivo de soja será conduzido por 20 produtores selecionados pela cooperativa, que vai fornecer os insumos, prestar orientação técnica personalizada durante todo o ciclo da cultura e receber a safra nas suas unidades em Iepê e Cruzália (SP).

Publicidade

Veja também