Região registra 2.339 mortes no 1º quadrimestre

São 67 falecimentos a mais que o mesmo período do ano passado, o que equivale a um aumento de 2,94%; principais causas não são informadas pela Portal da Transparência do Registro Civil

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 26/05/2020
Horário 07:25

O Portal da Transparência do Registro Civil disponibiliza dados dos óbitos registrados nos municípios brasileiros durante determinado período. E pensando na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente, nos primeiros quatro meses fechados deste ano foram registradas 2.339 mortes, contabilizando os 53 municípios que compõem o entorno.

No sistema, não é possível identificar as principais causas das mortes. Mas é possível fazer uma comparação com períodos diferentes ou iguais, dentro do mesmo ano ou em um divergente. Por exemplo, se comparado com o primeiro quadrimestre de 2019, houve uma diferença de 67 falecimentos para mais, já que foram registradas 2.272 mortes: um acréscimo de 2,94%.

A título de curiosidade, em ambos os anos, janeiro é o período em que mais mortes foram computadas pelos cartórios - responsáveis por registrar e emitir a certidão de óbito. E em alguns municípios, teve meses em que nenhum falecimento foi registrado. Mas geralmente isso ocorre em cidades menores.

 

ESPECIAL

COVID-19

No Portal da Transparência do Registro Civil, há, no momento, um novo espaço, intitulado “Especial Covid-19”. A plataforma foi criada para mostrar a evolução das mortes no país, por conta da doença, diante da pandemia enfrentada. Além da quantidade de pessoas que morreram com suspeita ou com a confirmação de infecção pelo novo coronavírus, é possível ver, por UF (Unidade da Federação), os números acometidos para cada faixa etária. Não há dados por município, apenas em âmbito nacional.

SERVIÇO

O Portal da Transparência do Registro Civil é de acesso livre para qualquer cidadão. E além de óbitos é possível ver a quantidade de nascimentos e casamentos registrados em vários períodos. Basta acessar: https://transparencia.registrocivil.org.br.

Publicidade

Veja também