Região tem 1ª morte suspeita por dengue

Homem de 48 anos morreu ontem, em Presidente Venceslau, e no atestado de óbito da vítima consta que a causa teria sido por conta da doença

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 17/01/2020
Horário 04:00

Depois que o Ministério da Saúde alertou o país sobre um possível surto da dengue neste ano, na região, foi registrada a primeira morte suspeita por conta da doença, na fase hemorrágica. A vítima teria sido um homem de 48 anos, morador de Presidente Venceslau, que faleceu ontem, na santa casa da cidade. À reportagem, o hospital informou que trabalha como a possibilidade, no entanto, ainda não é possível confirmar a situação.

Ainda de acordo com a unidade de saúde, por conta de sigilo médico, não foi possível detalhar mais informações sobre a situação. A administradora da entidade, Suzi Bonifácio, ainda referente ao caso pontual, disse apenas que amostras de sangue foram colhidas da vítima e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, órgão que será responsável por atestar se a morte foi ocasionada por conta da patologia ou não. O resultado deve sair entre 10 e 15 dias.

Contudo, conforme apurado pela reportagem, no atestado de óbito da vítima consta que o falecimento teria sido ocasionado por “dengue hemorrágica”. Conforme o hospital, o paciente estava internado na unidade de saúde desde a última sexta-feira, quando deu entrada, e faleceu na madrugada, por volta das 3h30.

O homem era conhecido na cidade, e trabalhava como escriturário, além de ser professor. O corpo da vítima foi velado na Organização Presidente. O sepultamento estava previsto para as 18h de ontem no Cemitério Municipal de Presidente Venceslau.

BLOQUEIO E

PREVENÇÃO

Hoje, de acordo com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Venceslau, o município já registrou 20 casos da doença, que é maior até mesmo que o último balanço informado pela pasta de Presidente Prudente - maior cidade da região: 19. Além destes, há ainda outras 81 notificações, sendo 19 negativas e as demais no aguardo do resultado dos exames, assim como no caso da morte suspeita.

Mas uma vez que a causa seja confirmada, parte do procedimento a seguir é realizar o bloqueio. É feito então o controle larvário e tratamento de focos no mínimo em nove quarteirões em torno do caso. Mas antes de chegar a esse ponto, ou melhor, para não chegar a esse ponto, a VEM ressalta que, por mais que seja clichê, a ajuda da população é importante.

E como reforça o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta: acima de 38,5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade

Veja também