Relaxamento, respiração e ioga compõem ação a gestantes

Ontem e hoje, no Sesc, doula Amanda Mesquita discursa sobre técnicas que favorecem o bem-estar e o incentivo ao parto normal

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 18/02/2018
Horário 13:27
José Reis, Mamães participaram da aula aberta sobre a maternidade no quintal do Sesc Thermas; atividade segue neste domingo
José Reis, Mamães participaram da aula aberta sobre a maternidade no quintal do Sesc Thermas; atividade segue neste domingo

Um dos momentos mais importantes para a mulher é o período que envolve a gestação de seus bebês e os primeiros meses do recém-nascido. Pensando nisso, ontem e hoje o quintal do Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe a terapeuta corporal que é doula e professora de ioga, Amanda Maria Mesquita, 38 anos, de Santo André (SP) para ministrar uma atividade baseada em técnicas de ioga, respiração e relaxamento. Ontem ela abordou o “Gestar Pleno” e neste domingo, às 10h, retorna com o “Maternar Pleno”.

Segundo a profissional, a aula aberta de ontem foi baseada em dois grandes objetivos: trazer uma bagagem de informação sobre o que vai acontecer com o corpo das gestantes durante o trabalho de parto e ensinar alguns exercícios preparatórios para aliviar tanto os desconfortos no período gestacional quanto no momento de trazer seu filho ao mundo, como alívio das dores, melhor posicionamento do bebê no ventre da mamãe, respirações mais adequadas, e movimentação para cada fase do trabalho de parto e expulsivo.

Um dos assuntos que a doula pontuou foi o parto normal, que segundo ela é um desejo de praticamente todas as mulheres. Conforme Amanda, elas sempre preconizam o parto normal. “E quando falamos sobre o assunto, é muito comum elas receberem o tema com muito carinho, de braços e coração abertos. Porque em vista de seu desejo, com informação elas se sentem mais seguras para prosseguir por esse caminho”, explica a doula.

Embora tenha melhorado muito, principalmente nos últimos dois anos, Amanda comenta que ainda falta um incentivo, informação de qualidade maior das esferas governamentais em relação ao parto normal. Principalmente de grupos de apoio, horários, tempo e locais onde elas possam ter esse espaço de trocas.

“Na atividade de hoje [ontem] trabalhei bastante com ioga, aromaterapia e movimentação corporal específica para o parto. Hoje falarei mais uma vez sobre segurança e confiança da mãe nesse momento turbulento que é o pós-parto, um pouquinho das técnicas corporais para aliviar os desconfortos da exaustão, do cansaço, e informações da amamentação a livre demanda”, adianta a profissional.

 

Valeu a pena

Livia Peretti Bertaco, 28 anos, uma das futuras mamães que participou da aula aberta com Amanda prestou atenção em cada palavra e salientou que a experiência foi bastante interessante e importante o fato do Sesc proporcionar tanto conhecimento voltado à maternidade.

“Ela falou muito de técnicas de exercícios para se tentar o parto normal. Assunto que vejo que Prudente está carente em relação a outras cidades. A Amanda ainda expôs leis, direitos que a gestante pode exigir. Valeu a pena participar”, afirmou Livia.

Camila Viane da Silva Pereira, 35 anos, também classificou a atividade como “muito boa”. Ela nos ensinou várias técnicas para acalmar, relaxar, diminuir a ansiedade nos momentos que antecedem o parto qual o nervosismo é comum!”, exclamou Camila.

Publicidade

Veja também