Reunião define tema do Festival de Pipas 2019

Evento, que é tradicional em Prudente e chega a sua 34ª edição, será realizado no dia 1º de setembro; ano passado reuniu cerca de 4 mil pessoas

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 13/07/2019
Horário 05:12
José Reis - Primeiros passos da 34ª edição do festival foram tratados ontem, no jornal O Imparcial
José Reis - Primeiros passos da 34ª edição do festival foram tratados ontem, no jornal O Imparcial

Seguindo uma tradição que chega a 34 anos, o Festival de Pipas Raul Albieri já tem data marcada: 1º de setembro de 2019. E, como todos os anos, o evento reúne competidores e amantes da atividade. Para os ansiosos, a 34ª edição vem sob o tema “Gênios do Esporte”. Os detalhes do festival foram definidos e acertados na tarde ontem, em reunião com a comissão de apoio, promoção e realização, na sede de O Imparcial. No ano passado, cerca de 4 mil pessoas participaram do festival.

Nesse primeiro encontro, alguns pontos já foram acertados, como o local, que como em 2018será o Centro Olímpico, e as categorias de premiação: o mais criativo; temático: Gênios do Esporte; e o maior (em metros quadrados). Diferente dos outros anos, dessa vez não haverá a categoria destaque especial. Até o dia do evento, a comissão ainda se reunirá para finalizar os demais detalhes. “Nossa missão nas próximas semanas será reunir os patrocinadores tradicionais e convidar aqueles que quiserem associar suas marcas a essa grande festa regional. Estamos abertos a novas e valiosas parcerias”, afirma o diretor de marketing de O Imparcial, Alberto Deodato.

Mas de antemão, ele detalha que poucos eventos no Brasil ostentam a regularidade e qualidade de parceiros, a exemplo do que o festival consegue envolver ao longo dos anos. “Este é um fator determinante para o sucesso que alcançamos em todas as edições. Temos contado com os mesmos colaboradores por 15, 20 anos, e todos acabam carinhosamente tomando a responsabilidade do festival para si. Essa sinergia resulta obrigatoriamente em qualidade”, completa.

Nos exemplos de parcerias tradicionais vem a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), que venderá salgados, refrigerantes, bolos, água, cuja renda será revertida às entidades. Bem como a participação da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que segundo o diretor Rogério Eduardo Garcia, esse ano vem para comemoração em dose dupla. “A FCT/Unesp completa 60 anos, então esteramos  comemorando duplamente. Mas o importante de tudo isso é manter uma tradição de um evento tão importante para a cidade”, aponta.

Assim como ele, o artista Leonardo Ferreira, que veio representando a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) na reunão, também destacou a essencia da realização: manter a memória viva e reunir parceiros. “Fora que o festival tem aquele gostinho de domingo, programa de família, juntandos pais e filhos para participar de uma atividade tão bacana”, complementa.

Raul Albieri

O 1º Festival de Pipas, até então sem intitulação, ocorreu em agosto de 1981, há 38 anos. No ano seguinte, já era possível constatar a presença de Raul Albieri, que sempre foi participante assíduo. Mas por um infortúnio, faleceu em 1985, sendo homenageado já na edição posterior, ilustrando o nome do evento. E de lá pra cá, todos os anos o memorável é lembrado pelo seu primogênito, João Carlos Albieri, em um minimuseu montado no local.

Para esse ano, ele diz que não será diferente, principalmente na intenção de continuar contando a história daquele que sempre esteve envolvido. “É uma felicidade poder participar mais uma vez. Nós, da família, aguardamos anualmente esse momento. Sermpre quebando recordes de público. Já deixo tudo preparado, ansioso”, avalia. E complementa: “é uma satisfação”.

 

Categorias de premiação do 34º Festival de Pipas:

- O mais criativo;

- Temático: Gênios do Esporte;

- O maior (em metros quadrados)

Publicidade

Veja também