Robótica para ensino médio

OPINIÃO - Mario Augusto Andreta Carvalho

Data 30/08/2019
Horário 02:21

Antes de mais nada, você sabe o que é robótica? A robótica nada mais é que uma ciência responsável por desenvolver tecnologias avançadas que estão contidas em computadores, sistemas, softwares e robôs. Os circuitos integrados da robótica são responsáveis por controlar as partes mecânicas e automáticas.

Que tal entender seu surgimento? O termo teve início no século 20, mas foi popularizado apenas em 1950. Sabe o motivo? Foi aí que ocorreu o lançamento do livro “Eu, Robô”, do autor de ficção científica, Isaac Asimov.  Aliás, naquela época, a obra levantou diversas discussões sobre a relação entre o homem e a “máquina”.

Mas, vamos lá. Qual a relação da robótica com estudantes do ensino médio? Podemos dizer que os dois têm tudo a ver! Aliás, em alguns países, a robótica vem sendo implantada no ensino desde os primeiros anos da criança no colégio. Legal, não é? Mas será que a aplicação dessa ciência no processo de ensino e aprendizagem traz realmente benefícios? Bom, vamos lá! Aplicada ao ensino, a robótica poderá trazer não apenas um, mas muitos benefícios aos alunos.

Vamos conhecer alguns deles? A aprendizagem da robótica estimula o raciocínio lógico e a curiosidade, auxilia na organização pessoal, propicia melhor escrita, incentiva o aprendizado da matemática, física e língua inglesa, auxilia no desenvolvimento do desempenho pessoal e profissional, estimula a criatividade, o trabalho em equipe e, claro, desenvolve habilidades para o aluno solucionar situações diversas em seu dia a dia.

Uma parceria da nossa instituição de ensino com o Inova Prudente vai oferecer em breve um curso gratuito de robótica para alunos do ensino médio de Presidente Prudente e região. Trata-se de uma parceria com os cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, cuja programação vai ofertar conhecimentos relacionados à robótica para jovens que querem aprender sobre essa ciência e inovação.

A revolução digital já é realidade e esse é um assunto que levamos muito a sério, pois estudos revelam que algumas profissões podem desaparecer, porém, por outro lado, outras serão fortalecidas e, até mesmo, criadas. A notícia boa é que todas as profissões relacionadas com a tecnologia estão nesta lista e, cada vez mais, haverá a necessidade de profissionais formados para atender essa necessidade de mercado.

Se você se preocupa com a sua educação ou mesmo dos seus filhos, fique atento a esse novo molde do mercado de trabalho!

Publicidade

Veja também