Roupas escuras atraem o mosquito Aedes aegypti

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 21/05/2019
Horário 08:00
Arquivo Pessoal/Murilo Peretti - Murilo, dermatologista: “Roupas escuras atraem o mosquito Aedes”
Arquivo Pessoal/Murilo Peretti - Murilo, dermatologista: “Roupas escuras atraem o mosquito Aedes”

Prudente tem registrado uma alta expressiva no número de casos de dengues. A melhor forma de prevenção contra a picada ainda é a limpeza dos quintais e dos espaços públicos, no entanto, há aqueles que recorrem a produtos de proteção individual, como é o caso dos repelentes. De acordo com o médico dermatologista, Murilo Calvo Peretti, 31 anos, de Presidente Prudente, produtos que contêm as substâncias IR3535 (Butilacetilaminopropionato de etila), icaradina e DEET (N-dimetil-meta-toluamida) são os mais eficazes contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. Para aplicação sobre a pele, são encontrados na forma de creme, gel ou spray.

Quanto às contraindicações ao uso, o médico dermatologista explica que crianças com até seis meses de idade não podem utilizar este tipo repelente. Devem ser aplicados, conforme a idade, até três vezes ao dia, pois se em excesso, podem provocar intoxicação. “Pessoas com dermatites, alergias cutâneas ou feridas abertas na pele devem evitar os repelentes, sob risco de piorar o quadro cutâneo”.

É válido ressaltar que há um tempo em que a pele fica protegida após a aplicação. O dermatologista relata que o repelente deve ser aplicado sobre a pele limpa, em geral após o banho. A recomendação para aqueles que usam filtro solar ou hidratante, aguardar 15 minutos para aplicar o repelente, sempre por último. “Nunca aplicar próximo de região de mucosas dos olhos, nariz e boca e nas crianças, não aplicar nas mãos, para que não levem à boca”.

O repelente só deve ser aplicado nas áreas de pele exposta, e, portanto, não é necessária aplicação em área coberta por roupas, as quais já podem proteger contra as picadas, diz o médico. “Dar preferência para roupas claras, de manga longa e calças compridas, pois roupas escuras atraem o mosquito, e se muito coladas ao corpo, permitem a picada”.

De acordo com Murilo, para aumentar a proteção contra o mosquito da dengue, outras medidas podem ser adotadas, como usar repelentes elétricos ligados na tomada; ligar o ar-condicionado ou ventilador, que espantam os mosquitos; evitar o uso de cosméticos e hidratantes com perfumes, pois atraem; e usar repelentes em spray sobre mosquiteiros e telas, que também ajudam na proteção.

O uso

Baseado na SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o dermatologista relata que, dependendo do produto, a pele pode ficar protegida por 4 a 10 horas após a aplicação, e que conforme a idade, as aplicações devem ser feitas de uma a três vezes ao dia.

No caso das crianças entre seis meses e dois anos de idade, são indicados produtos que contenham a substância IR3535, aplicado apenas uma vez ao dia, com duração de até 4h. Já crianças entre dois e sete anos de idade, podem usar produtos à base de IR3535, ou icaradina 20-25% (aplicado até duas vezes ao dia, com duração de 10 horas) ou DEET infantil 6-9% (aplicado até duas vezes ao dia, com duração de 4 a 6 horas), diz o dermatologista.

Para crianças acima de sete anos de idade, o recomendado, segundo o médico, é o uso de qualquer repelente que contenha IR3535, icaradina 20-25% ou DEET infantil 6-9%, que pode ser aplicado até três vezes ao dia.

No caso de adultos e gestantes, indica-se o uso de repelentes que contenham as substâncias IR3535, icaradina 20-25% ou DEET 10-15%, podendo ser aplicados até três vezes ao dia.

Ademais, o médico recomenda nunca dormir com o repelente, sendo indicado o banho para remoção total do produto.

Publicidade

Veja também