Santo Expedito espera 60 mil fiéis; santuário terá 1ª missa em dezembro

Este ano, é possível que o número de pessoas seja maior do que as outras edições visto que o dia do padroeiro das causas urgentes também será a Sexta-Feira Santa

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 18/04/2019
Horário 10:20
Cedida/ Santuário Santo Expedito: Prazo previsto para término parcial do Santuário de Santo Expedito é dezembro
Cedida/ Santuário Santo Expedito: Prazo previsto para término parcial do Santuário de Santo Expedito é dezembro

Dia 19 de abril é comemorado o Dia de Santo Expedito e a cidade que leva o nome do Santo das causas urgentes, conta com uma programação especial. Todos os anos o município recebe milhares de visitantes. Este ano, é possível que o número seja ainda maior, já que cairá na Sexta-Feira Santa. O esperado, segundo a organização, é a presença de 60 mil fiéis nas festividades. O Santuário de Santo Expedito, que está em construção desde 2009, tem previsão de receber a primeira celebração eucarística em dezembro deste ano.

De acordo com o padre Umberto Laércio Bastos de Souza, 53 anos, pároco de Santo Expedito, com a coincidência do dia do padroeiro cair no mesmo dia da Sexta-feira Santa, haverá uma programação diferenciada. “Não haverá shows ou cavalgadas nesse dia, somente eventos religiosos em silêncio e meditação”, afirma o padre. 

A cidade que leva o nome do padroeiro recebe anualmente milhares de romeiros da região que caminham até o município. Nesta edição, segundo o padre Umberto, as coordenações desses grupos podem entrar em contato com o telefone/ WhatsApp (18) 99603-8932 e informar os dados do grupo para emissão do “Certificado do Peregrino”.

As festividades têm previsão de encerramento às 15h do domingo com o fim das atividades alusivas ao padroeiro, mas continuará por parte do município.

Construção do Santuário

O prazo previsto para término parcial das obras do Santuário de Santo Expedito é para o dia 19 de dezembro de 2019. Segundo padre Umberto, na ocasião será feita uma celebração no espaço que já estará coberto e com os vitrais instalados. “Não temos recursos para estarmos com ele totalmente pronto, mas teremos condições aptas para celebrar a primeira missa” afirma.

Como forma de angariar fundos para finalização, nos dias 3, 4 e 5 de maio a organização realizará a “Grandiosa Festa anual do Padroeiro” que contará com quermesse beneficente, leilão de gado e sorteio de um carro para dar continuidade aos trabalhos de construção do Santuário. Nos dois primeiros dias de evento, as atividades terão inicio às 19h e no dia 5 de maio, às 18h, haverá o sorteio de um carro zero km. A organização estima que 3 mil pessoas participem dos três dias de programação. 

Para contribuir com o Santuário, o devoto também pode participar da “Campanha do metro quadrado” assumindo 12 parcelas de R$ 40 a qual o nome do contribuinte irá para o obelisco da nova instalação. A “Campanha dos vitrais”, de acordo com o padre, até o momento falta 30% dos números para finalizar as arrecadações. Nesta em específico, o fiel ajudará com 12 parcelas de R$ 100 e irá adquiri um número para concorrer a um carro zero km na Festa do Milho, no dia 18 de dezembro de 2019.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (19 de abril)

10h - Celebração e distribuição Eucarística consagrada na Quinta-feira Santa

15h - Celebração e distribuição Eucarística consagrada na Quinta-feira Santa

19h - Via Sacra do Santuário em direção à Igreja Matriz

20h - Teatro com a juventude de frente a igreja

09h às 22h praça de alimentação com cardápio de peixes

Sábado (20 de abril)

10h Celebração da Palavra na Igreja

15h Celebração da Palavra na Igreja

18h Vigília Eucarística na Matriz

21h Show Frei Zeca (Gratuito)

23h Show do município (Gratuito)

Domingo (21 de abril)

10h Santa Missa do Romeiro e benção individual

11h30 Roda de viola

15h encerramento das festividades alusivas ao Padroeiro

SERVIÇO

A capela de Santo Expedito em Presidente Prudente fica na Rua Victório Andreasi Neto, 269, Residencial Servantes II. Já o Santuário Diocesano de Santo Expedito fica na Avenida Barão do Rio Branco, 529, no centro de Santo Expedito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3267-1177.

 

saiba mais

ORAÇÃO DO SANTO EXPEDITO

Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santos dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas Urgentes, proteja-me; ajudam-me; dai-me forças, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (faça o seu pedido) Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar. Proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranqüilidade, ó meu Santo Expedito, vos serei grato pelo resto de minha Vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

 

Publicidade

Veja também