Saresp avalia escolas da região

Disciplinas aplicadas desde ontem aos alunos da rede estadual são língua portuguesa e matemática, para que a avaliação ajude a compor o principal indicador da educação paulista, o Idesp

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 28/11/2019
Horário 05:28
Gabriel Buosi - Aproximadamente 12,6 mil alunos da Diretoria de Ensino da Região de Prudente fazem a prova
Gabriel Buosi - Aproximadamente 12,6 mil alunos da Diretoria de Ensino da Região de Prudente fazem a prova

Aproximadamente 12,6 mil alunos da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, divididos em 44 escolas, entram em sala de aula hoje para encerrar o segundo dia de provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As disciplinas aplicadas desde ontem são língua portuguesa e matemática, para que a avaliação ajude a compor o principal indicador da educação paulista, o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

“O feedback dessa prova será dado no início do próximo ano, quando as escolas receberão suas notas por unidade de ensino e poderão analisar as escalas de proficiência, para trabalhar em cima de habilidades e competências que não foram dominadas pelos alunos”, expõe a dirigente regional substituta, Patrícia Perego. Para os dois dias de avaliação, participam todos os estudantes matriculados nos 3º anos, 5º anos e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio.

“Para os alunos dos 2º anos e 7º anos do fundamental, a aplicação será amostral, ou seja, só uma parte dos estudantes fará a prova”. Vale destacar que também haverá a aplicação amostral da prova de redação aos alunos dos 5º anos, 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio. A dirigente regional substituta lembra ainda que ao longo do ano os estudantes passaram por avaliações ao término de cada bimestre, instrumento que ajudou a acompanhar o nível da escola para os dois dias de prova.

CONHECIMENTO

NA PONTA DO LÁPIS

A aluna de 15 anos da turma do 9ªA da Escola Estadual Maria Luiza Formozinho Ribeiro, Clara Bandacim, afirmou estar ansiosa para a realização do exame, já que desde o início do ano, quando soube que precisaria realizá-lo, vem se preparando. “Tinha em mente que precisávamos nos esforçar para garantir uma boa nota, e quanto mais perto chegava, mais eu me dedicava”. Para ela, essa é uma oportunidade de se preparar para futuras provas importantes, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares.

A amiga da mesma turma, Ana Laura da Silva, 14 anos, por sua vez, lembrou que a prova de matemática era a mais temida, mas afirmou que mesmo com a ansiedade, alguns fatores contribuíram para que ela ficasse tranquila. “Os professores nos ajudaram muito com dicas e trabalhos para entendermos a avaliação. Fora o chocolate que recebemos hoje [ontem] antes da prova, que nos deixa mais descontraídos”.

SAIBA MAIS

Além da rede estadual, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é aberto às redes municipais, particulares, Sesi (Serviço Social da Indústria) e unidades do Centro Paula Souza, que aderiram à avaliação.

Publicidade

Veja também