Segurança viária requer motoristas saudáveis

Aferição de pressão arterial e testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV foram realizados na Semav em alusão à Semana Nacional de Trânsito

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 21/09/2018
Horário 07:08
José Reis - Testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV foram realizados na manhã de ontem
José Reis - Testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV foram realizados na manhã de ontem

Para que a segurança no trânsito seja efetivada, além de seguir orientações da condução dos veículos pelas vias, os motoristas também devem estar atentos à saúde. Devido à falta de tempo, muitas pessoas acabam deixando este aspecto de lado, agravando algumas situações pela falta de conhecimento e orientações. Para sanar este problema, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), em parceria com colaboradores da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), promoveram atendimentos de aferição de pressão arterial, exame de câncer bucal e testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV para motoristas e funcionários.

Segundo o coordenador de educação para o trânsito da Semav, Renato Gouvea, devido algumas mortes do trânsito de Presidente Prudente, surgiu a ideia de desenvolver ações de orientação e conscientização da segurança viária. “Nosso intuito é zerar esses números e preservar as vidas no trânsito”. Além disso, surgiu a necessidade de aliar as orientações da semana com o cuidado com a saúde dos motoristas. “Quem conduz os veículos precisa estar muito bem, para uma direção segura”, afirma Renato.

Para a dentista Endiara Cabral de Oliveira Mello, as campanhas de prevenção são muito importantes para que os trabalhadores possam dar uma atenção especial para a própria saúde. “Motoristas e funcionários saudáveis são muito melhores no trânsito, além de possuírem um serviço mais efetivo. Diminuem as faltas ao trabalho e melhora o atendimento ao público”, declara. A ação, além de ter o objetivo de verificar casos de algumas doenças, também ofereceu orientações e encaminhamento para unidades de saúde do município para continuidade de tratamentos. No entanto, nos casos de hepatite, sífilis e HIV, não foram constatadas ocorrências.

Conforme Marcia Cristina da Silva Ribeiro, 46 anos, que realizou os testes rápidos, essas iniciativas são muito boas para incentivar a população de como proceder no trânsito, além de conscientizar sobre a prevenção de algumas doenças. “Eu nunca tinha feito testes de HIV ou hepatite. A oportunidade foi muito boa para ajudar as pessoas que não têm orientações sobre certas doenças”, acredita. O auxiliar de serviços gerais, Ilton Mendes Linhares, 53 anos, realizou os testes rápidos e disse que todos os anos realiza os exames, pois preza muito pela prevenção da saúde. 

Próximos dias

De acordo com Renato, a população tem participado em peso das atividades. Ele fala que a pasta vem trabalhando com três pilares: engenharia, com obras e adequações; educação, com orientações e trabalho de conscientização; e fiscalização. “Para aqueles que, apesar de toda essa estrutura, não respeitam e insistem em cometer infração, entra a fiscalização, que acaba sendo necessária para coibir quem quer colocar em risco a própria vida e a vida de terceiros no trânsito”, explica.

O coordenador diz que hoje, das 8h às 11h, na Base da Polícia Rodoviária, também haverá orientações odontológicas, nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão. No sábado, a atividade também se estende no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no mesmo horário.

SAIBA MAIS

A Semana Nacional do Trânsito deste ano possui o lema “Respeite o trânsito, respeite a vida, nós respeitamos você”. Em parceria da pasta com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), Sest/Senat, Polícia Militar e Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é promovida uma programação especial que se estende até o dia 25 de setembro, com palestras, blitze e ações educativas e de saúde. A iniciativa possui o objetivo da conscientização dos usuários de vias públicas em relação à atenção nas ruas e, acima de tudo, da educação para com os demais usuários.

Publicidade

Veja também