SEIS ANOS DE MANDATOS

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 12/04/2020
Horário 05:25

Sob o pretexto de unificar as eleições, houve a prorrogação de mandato por anos no começo dos anos 1980. Então, prefeitos, vereadores e vices eleitos em 1976 tiveram direito de mandato tampão de dois anos: 1981 e 1982.

MOTIVO DA UNIFICAÇÃO
Numa época de cinco partidos políticos (PSD, PMDB,PTB, PDT e PT), já no final da ditadura militar, foi retomada a eleição por voto direito, após 16 anos de impedimento, para eleição de governadores. Principal motivo alegado para ocorrer a unificação.

REJEIÇÃO DOS DOIS ANOS
Em Prudente, em seu primeiro de dois mandatos, o prefeito Paulo Constantino (Arena, a sigla de Aliança Renovadora Nacional) rejeitou o mandato tampão e cumpriu o prazo para o qual foi eleito: 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983.

ASSUMIU O VICE-PREEITO
Então, o cargo de prefeito foi assumido pelo vice-prefeito Benedicto Apparecido Pereira do Lago (PDS – Partido Democrático Social, fundado em 1980), de 1º de fevereiro de 1981 a 31 de janeiro de 1983. Nenhum dos 15 vereadores renunciou.

TRÊS MESAS DIRETORAS
Naquele período de seis anos, a 8ª Legislatura teve três mesas diretoras. A primeira foi composta pelo presidente Ivan Nogueira de Almeida, vice-presidente Altamir Matheus da Silva, secretários Nelson Nunes Pinheiro e Jerônimo Ruiz Garcia.

OUTRAS COMPOSIÇÕES
Segunda mesa: presidente Ubaldo Gomes Correa, vice Newton Alves Martins, secretários Synésio Morato e João Altino Cremonezi. Terceira: presidente Valdemar de Souza Mendes, vice Morato, secretários Antônio Carlos da Costa Moreira e Rubens Reis Gonçalves.

SEM CARGO NAS MESAS
Os vereadores que não ocuparam nenhum cargo na mesa diretora da Câmara Municipal foram os seguintes: Agripino de Oliveira Lima Filho, José Sigueki Yamamoto, Luiz Gonzaga dos Santos e Walter Ribeiro Barbosa.

MANDATOS ESTENDIDOS
As eleições de 1982 foram para mandatos de quatro anos, mas prefeitos e vereadores tiveram os mandatos estendidos por dois anos, para fatiamento das eleições aos moldes mantidos até aqui, com eleições alternadas a cada dois anos.

NOVAMENTE SEIS ANOS
Em Prudente foi eleito prefeito Virgílio Tiezzi Junior, pelo então maior partido de oposição: o PMDB. Mandato 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988. O vice-prefeito foi Mariano Rodrigues Netto.

A PRIMEIRA MESA
A então 9ª Legislatura, composta por 17 vereadores, também teve três mesas diretoras, sendo a primeira contava com o presidente Luiz Gonzaga dos Santos, vice-presidente Júlio Braga Filho, secretários Flávio Alberto Cezário e Wilson Portella Rodrigues.

DUAS OUTRAS MESAS
A segunda: presidente Nivaldo Giácomo Grígolli, vice Rufino de Campos, secretários Walter Ribeiro Barbosa e Djalma Brazil Gurgel do Amaral. Terceira: presidente Luiz Gonzaga, vice Walter Mário Quizini, secretários João Altino Cremonezi e Rufino de Campos.

DEMAIS VEREADORES
Demais vereadores: Aparecido Antônio da Silva, Carlo Ceriani, Onaide Cottini Felix (Valdemar Mendes), Sérgio Roberto Mele, Tadashi Kuriki (Joaquim das Neves Filho), Dirceu Matheus e Waldemar Cavalli. Kuriki foi eleito deputado estadual em 1986.

Publicidade

Veja também