Seletiva da Semepp busca atletas para os times sub-17 e sub-20

De ontem até sábado, garotos participarão de treinos no Estádio Caetano Peretti

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 15/02/2019
Horário 06:11
José Reis - No primeiro dia da seletiva, cerca de 40 garotos entraram em campo
José Reis - No primeiro dia da seletiva, cerca de 40 garotos entraram em campo

Até completar 10 anos, Lucas Guilherme Mendes Queiroz, 17 anos, nunca teve tanto contato com o futebol. E quando completou tal idade, a ganância não tinha vez na prática do esporte, que, segundo ele, sempre foi visto como um hobby, como “algo para ocupar seu tempo”. Mas sete anos depois, o discurso agora é outro. O verbo “gostar” foi substituído pelo “amar”, e a brincadeira tornou-se um sonho profissional. Ontem, um passo à frente de buscar o que almeja, ele participou a seletiva da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), que tem como objetivo a formação das equipes Sub-17 e Sub-20 do município.

Assim como ele, pelo menos outros 40 garotos foram até o Estádio Municipal Caetano Peretti para participar do evento em busca de uma vaga. E uma vez escolhidos, eles terão a chance de participar de várias competições da Selj (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude),  sendo a fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude,  que terá início no mês de abril, além dos Jogos Regionais, em junho em Assis, e Jogos Abertos do Interior, em outubro, em Marília, como assegura o técnico das equipes, Horácio Luiz de Castro.

Para tanto, a ideia é trabalhar com grupos de 23 atletas, que possuem entre 16 e 19 anos, ainda de acordo com o treinador. Eles estiveram em campo na tarde de ontem e, diferente do que foi anunciado anteriormente, treinarão até amanhã, e não somente até hoje. Sendo assim, por ser uma seletiva aberta, essa é a chance de outros atletas comparecerem até o local.

Uma vez lá, eles receberão avaliação profissional da equipe técnica, durante treinos reduzidos, com jogos de tempo inferior ao de um regular, 45 minutos, para dar chance de todos jogarem. “Vamos escolher atletas de Prudente, preferencialmente, pois infelizmente não dispomos de alojamento. Então por morar aqui há uma facilidade maior”, pontua. Para participar da seleção, é preciso estar munido do material de treino, como chuteira, meião e caneleira, além do RG original.

Sonho

E foi o que fez o Lucas Guilherme, logo no primeiro dia, como mencionado no início da reportagem. Ele foi um dos primeiros a entrar em campo na tarde da seletiva, a fim de mostrar o talento que garante carregar consigo. Lateral direito, ele disse que foi até lá para conseguir garantir mais espaço no esporte, pensando no seu crescimento dentro do futebol. “Mesmo começando na brincadeira, hoje eu vejo isso como meu sonho e quero chegar lá, tirar sustento disso”, comenta. Em campo, Lucas se inspira no lateral esquerdo da seleção brasileira: Marcelo, jogador do Real Madrid.

Mesma posição que atua o Guilherme Pelissari, 15 anos. Na busca de fazer parte do sub-17, ele começou a investir no gosto pelo esporte há pouco mais de dois anos. “Mas eu sempre gostei, sempre estive envolvido”, comenta o garoto, que não deixou de lembrar da família, que sempre o apoiou na vontade de seguir carreira.

Na beira do campo, de olho no treino e esperando a vez dele de mostrar o que sabe, o atleta ainda falou sobre onde quer chegar com o futebol, em ganhar dinheiro com isso, mas também brinca com o fato da família já falar em saudade, pensando na possibilidade do garoto ter de se mudar com o passar do tempo. “Eles sempre me apoiaram, mas também pensando nesse momento, que pra mim será importante se acontecer. Mas temos que começar de baixo”, frisa.

 

SERVIÇO

O Estádio Municipal Caetano Peretti está localizado na Rua Túlio Chechetti, nº 660, Vila Formosa. A seletiva começa sempre às 14h30. Mais informações podem ser obtidas na Semepp, pelo telefone 3222-4125. 

Publicidade

Veja também