Serviços de proteção buscam por doações em PP

Centro Pop e a Associação Beco da Esperança pedem ajuda da população, para atenderem as altas demandas do inverno

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 23/05/2018
Horário 10:07
Jose Reis - Centro Pop atende aproximadamente 80 moradores de rua por dia
Jose Reis - Centro Pop atende aproximadamente 80 moradores de rua por dia

Faltando pouco menos de um mês para o inverno, os prudentinos precisaram retirar os casacos do armário nos últimos dias. Já que a cidade tem vivido uma amostra do que vem pela frente com a época mais fria do ano. Segundo o Climatempo, o pior da semana já passou e até domingo, as mínimas devem variar entre 10ºC e 17ºC. Porém, aqueles que não se dão bem com as baixas temperaturas devem se preparar. O site avisa que mais uma massa de ar frio vai chegar ao Estado no começo de junho. A expectativa é que o frio se intensifique após o feriado de Corpus Christi e permaneça durante o próximo mês.

Enquanto alguns preparam um chocolate quente e se aconchegam em um cobertor, outros evidenciam uma realidade diferente nas ruas da cidade. Atualmente, conforme Andressa Goncalves da Silva, coordenadora do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), o município conta com uma população de 230 moradores de rua fixos e 789 ambulantes. Os números são referentes aos quatro primeiros meses de 2018. É por isso, que serviços que visam amenizar os impactos do clima gelado, como o Serviço de Acolhimento e o Centro Pop, entram em ação.

Invisibilidade é a palavra que define quem vive nas praças e nas ruas por ai. Esse cenário, em âmbito social, não se altera quando as temperaturas mudam. Porém, é no meio dessa opacidade, que entra o trabalho do Centro Pop. De acordo com Andressa, o foco do serviço é garantir os direitos dessas pessoas, inclusive o de se protegerem do frio. “Não é apenas nessa estação, é um trabalho constante, porque essa população precisa de proteção”, frisa.

O Centro Pop é responsável por encaminhar moradores de rua tanto para órgãos de saúde quanto para o serviço de acolhimento que trata e recebe essas pessoas. Além disso, trabalha com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferta banhos, alimentação, troca e lavagem e roupas. “No frio, aumentam bastante a solicitação de cobertores e agasalhos”. Apesar de ainda não ter notado uma alteração com a frente fria, as preparações para a nova estação já começaram.  “Aqui oferecemos serviço de lavagem de roupas, e comecei a observar um aumento na solicitação de lavagem de cobertores”, explica.

Com aproximadamente 80 atendidos por dia, 80% do sexo masculino e 20% do feminino, o Centro Pop intensifica o apelo a doações principalmente nessa época em que as solicitações de agasalhos e cobertores crescem. “Recebemos muitas doações de roupas femininas, e nosso publico é majoritariamente masculino”, explica Andressa.

 

Inverno de quatro patas

Não são só os seres humanos que sofrem com a falta de proteção no frio, os animais também. A associação prudentina Beco da Esperança é realmente, como o nome diz, um polo de esperança para os bichinhos de quatro patas. De acordo com a vice-presidente voluntária, Gisela Sapede Rodrigues Silva, as pessoas precisam se conscientizar da importância de aquecer os animais, principalmente, pela alta propensão de doenças as quais estão submetidos nessa época. “Eleva o número de óbitos, eles não aguentam, já não possuem imunidade boa e, com as baixas temperaturas, as doenças respiratórias acometem mais esses animais”, explica.

O objetivo da associação é dar o mínimo de conforto aos animais deixados pelas vielas prudentinas. “Fazemos o que está nas possibilidades para que passem um inverno digno com um cobertor e, se não levarem embora, até uma casinha”, pontua. Apesar de já ter passado por episódios em que as pessoas levavam embora os auxílios disponibilizados aos animais de rua, Gisela conta que a meta é atingir doações suficientes de cobertores para todos os animais.

 

Como aquecer pessoas?

Segundo a coordenadora do Centro Pop, Andressa Goncalves da Silva, para ajudar com agasalhos, cobertores e roupas em geral, basta ir à sede da instituição, na Rua Siqueira Campos, 1.068, Vila Nova. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Como aquecer animais?

Segundo a presidente da Associação Beco da Esperança, Luciana Herbela, as pessoas que desejarem doar cobertores para auxiliar os animais no inverno, basta entrarem em contato pela página no Facebook, Beco da Esperança PP.

 

NÚMEROS

789

Ambulantes atendidos pelo Centro Pop, de janeiro a abril

 

230

Moradores de rua residentes de Prudente

 

80%

População masculina nas ruas

 

20%

Mulheres em situação de rua

 

SAIBA MAIS

POR QUE ESFRIOU?

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, as baixas nos termômetros não foram uma surpresa, visto que uma frente fria que passou por todo o Estado de São Paulo, no último fim de semana, gerou uma grande massa de ar frio. O resultado disso se espalhou por todo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Outro fator destacado por ela é o atraso do frio sazonal de outono. Segundo Josélia, esse retardo se deu a um bloqueio atmosférico que impediu a expansão do ar polar sobre a América do Sul. Este bloqueio é na verdade uma corrente de vento forte que controla a passagem do ar polar. Durante a segunda quinzena de abril e nos primeiros dez dias de maio, esta corrente de vento forte ficou sobre a Patagônia. O ar frio de origem polar não estava conseguindo passar nem sobre a Argentina e aí não chegava também ao Brasil.

  Quarta-feira (23/05) Quinta-feira (24/05) Sexta-feira (25/05) Sábado (26/05) Domingo (27/05)
Mínimas 10° 13° 15° 16° 17°
Máximas 25° 27° 28° 28° 28°
Fonte: Site do Climatempo          
Publicidade

Veja também