Sesc Thermas promove workshop e espetáculos

VARIEDADES - Da Redação

Data 08/05/2018
Horário 17:29
Divulgação  - “Tupiliques” valoriza cultura dos povos tradicionais do país
Divulgação - “Tupiliques” valoriza cultura dos povos tradicionais do país

O público do Sesc Thermas de Presidente Prudente terá a chance de contemplar a obra e o trabalho desenvolvido pelos artistas da Cia. Repentistas do Corpo, de duas formas: assistindo e vivenciando. Nesta quarta-feira, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, o grupo paulistano apresenta, em duas sessões (às 14h e às 20h), um misto de dança, teatro, música, percussão corporal em movimento e humor, no espetáculo “Tupiliques”. Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis para retirada uma hora antes da apresentação, na Central de Atendimento do Sesc.

A peça, inspirada no livro “Tupiliques – Herança Indígena do Português no Brasil”, do escritor Cesar Obeid, traz palavras indígenas, de origem Tupi, rimadas em formato limeriques – uma forma de poesia inglesa na qual os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas.

Os poemas contidos no livro falam do Brasil e sua natureza: bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, revelando as palavras do Tupi com que foram batizados e seus significados. Ao abordar a contribuição indígena na formação da nossa língua, o espetáculo mostra um pedaço do Brasil que vivemos, falamos e comemos diariamente, sem nos dar conta, e convida a plateia a pensar e valorizar a cultura dos povos tradicionais brasileiros.

Os repentistas corporais continuam na cidade para outra apresentação. No dia seguinte, quinta-feira, às 21h, é a vez de um casal interagir com utensílios domésticos e interpretar situações cotidianas no espetáculo “Lado B”. O sopro de inspiração para construir o espetáculo vem do universo da música brega e sua estética distorcida. Para além de julgamentos ou polêmicas, a peça traz um mosaico de “pérolas” musicais embalando cenas de dança-teatro.

Antes do homem se expressar através de uma linguagem oral, ele dançou. No antigo Egito, já eram realizadas danças em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. O projeto Identidade da Dança tem justamente o objetivo de difundir, pesquisar e mediar a linguagem da dança sob a perspectiva de que os gestos são elementos constituintes das identidades sociais das comunidades a qual pertencem.

 

Workshop

Além dos espetáculos, o elenco da Cia. Repentistas do Corpo ministra um workshop amanha e sexta-feira, às 14h, também no Centro Cultural Matarazzo. A aula consiste em unir técnicas básicas de percussão corporal, voz e movimentos que são usados para compor diversas células rítmicas, vinhetas vocais e pequenas sequências de movimento. A percussão corporal em movimento baseia-se em extrair sons do corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, junto com a movimentação. Para participar, basta se inscrever via telefone por meio do número 99112-3399. As vagas são limitadas.

 

Com AI do Sesc Thermas

 

Serviço

 

IDENTIDADE DA DANÇA

 

Espetáculo“Tupiliques”

Com a Cia. Repentistas do Corpo, de São Paulo (SP)

Dia 9 de maio, quarta-feira, às 14h e às 20h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo.

Retirada gratuita de ingressos limitados 1h antes do espetáculo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Espetáculo – “Lado B”

Com a Cia. Repentistas do Corpo, de São Paulo (SP)

Dia 10 de maio, quinta-feira, às 21h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo.

Retirada gratuita de ingressos limitados 1h antes do espetáculo.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

WorkshopPercussão Corporal em Movimento

Com a Cia. Repentistas do Corpo, de São Paulo (SP)

Dias 10 e 11 de maio, quinta e sexta, às 14h.

No Centro Cultural Matarazzo.

Inscrições pelo telefone (18) 99112-3399. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos

 

 

 

Publicidade

Veja também