Sesc Verão promove aula grátis de judô

No quintal da unidade de Presidente Prudente, assim como tem ocorrido desde quinta-feira, na manhã de ontem o professor Paulo Costa Junior ministrou ensinamentos sobre a modalidade

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 09/02/2020
Horário 05:40
Foto: Thiago Morello - Adultos, homens e mulheres, e crianças participaram da aula aberta
Foto: Thiago Morello - Adultos, homens e mulheres, e crianças participaram da aula aberta

A primeira aparição olímpica do judô ocorreu em 1964, nos Jogos de Tóquio. Enquanto no Brasil, a popularidade do esporte deu-se, em grande parte, pela imigração japonesa e ainda no final da década de 60. Mas desde lá, o que se sabe é que a prática conquistou muitas pessoas, sendo de atletas profissionais ou amadores e admiradores interessados. Para esse público, pensando até mesmo nos iniciantes, rolou na manhã de ontem, no Quintal do Sesc Thermas de Presidente Prudente, uma aula gratuita da modalidade, assim como tem ocorrido, desde quinta-feira como parte da programação do Sesc Verão 2020.

À frente da atividade esteve o professor e judoca Paulo Costa Junior, que cuidou de repassar os movimentos básicos e exercícios relacionados ao judô em uma aula aberta. “Com as aulas, nós tentamos mostrar aos participantes como é realmente a vivência do esporte no cotidiano, e os benefícios que ele traz para uma melhor qualidade de vida, seja profissional ou não”, explica o professor.

Em um dos exemplos, ele mencionou o tratamento direto com idosos, que também participaram das aulas, auxiliando nos cuidados com a queda, “que é o maior medo deles”, e no judô aprende-se a cair o tempo todo.

E ontem não foi diferente.  Para os pequenos, que representaram boa parte do público presente, Paulo conta que foi um momento de “trazer uma atividade gostosa”, sair do ambiente fechado. “É interessante também a troca de experiência entre adultos, a terceira idade e as crianças, que aprendem também a ajudar os mais velhos e respeitá-los. É realmente um momento muito gostoso, e conseguimos aproveitar um espaço legal se divertir mesmo”, frisa o judoca.

Aos que não tiveram a oportunidade de comparecer, mas sonham em crescer no esporte, a dica do professor é: procurar uma academia que se sinta bem e se dedicar. “Dedicação, se aperfeiçoar e ter persistência. O bom do judô também é que sempre se forma uma família com os praticantes que estão próximos. Para quem tem interesse é bacana ir ver, porque realmente vale a pena”, acentua.

 

SAIBA MAIS

Origem

Conhecido como “Caminho Suave”, o judô é uma arte marcial japonesa de defesa pessoal oriunda do jiu-jitsu. Seu criador, Jigoro Kano, dedicou anos de sua vida ao estudo das formas de autodefesa e das explicações científicas para os golpes e, ao agrupá-los, deu origem ao novo esporte. Kano foi o responsável por fundar o primeiro espaço voltado ao estudo e prática do judô, o Instituto Kodokan, em que “ko” significa estudo, “do”, caminho ou via, e “kan”, instituto; ou seja, “um lugar para estudar o caminho”. Nesse cenário, ele também elaborou um código moral sustentado por alguns princípios como coragem, honestidade, modéstia e respeito, que visam o crescimento pessoal dos praticantes.

Fonte: Sesc Thermas

 

serviço

O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica localizado na Rua Alberto Peters, nº 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também