Simpósio aborda futuro do agronegócio e tecnologia

Atividades tiveram início ontem e se encerram hoje; interessados podem se inscrever pelo site, mediante pagamento de inscrição

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/10/2018
Horário 07:56
Marcio Oliveira - Simpósio de Tecnologia em Agronegócio teve início ontem e contou com apresentações de pesquisas
Marcio Oliveira - Simpósio de Tecnologia em Agronegócio teve início ontem e contou com apresentações de pesquisas

Termina hoje, em Presidente Prudente, a 10ª edição do Sintagro (Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio), evento realizado desde ontem pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado), que tem como tema: “O futuro do agronegócio e inovações tecnológicas”. Além de objetivar reunir professores e alunos, o evento é aberto ao público e ainda conta com inscrições para as apresentações de palestras que ocorrem durante todo o dia, até 18h. “Estamos trazendo o futuro do agronegócio e é isso que o nosso Brasil precisa. Entre as propostas que serão trabalhadas está a otimização do que temos em nível de produção dentro do espaço que o produtor já possui, sem que haja a necessidade de expansão, e isso é, também, sustentabilidade”, afirma a coordenadora do curso de Agronegócios da Fatec, Ângela Madalena Marchizelli Godinho. Qualquer pessoa pode se inscrever mediante o pagamento de R$ 50.

Segundo a organização, o Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio é uma iniciativa das Fatecs que oferecem o curso superior tecnológico de Agronegócios, sendo que ele já foi realizado em nove municípios no interior do Estado. “A primeira edição do simpósio ocorreu em 2009, em outubro, e surgiu através de um grupo de professores. A partir de então, diversas unidades adotaram a ideia e o projeto se tornou itinerante”, lembra Ângela.

Ainda segundo a coordenadora, o foco desta edição é o futuro do agronegócio, bem como as melhorias e inovações necessárias para o Brasil, em que a sustentabilidade e as inovações tecnológicas sejam o foco e representem o que o agronegócio regional precisa. “Nosso cenário local está paralisado, talvez por questões políticas, mas o objetivo maior é o de buscar a sustentabilidade para melhorar a nossa região, que tem de tudo para ir para frente. Só precisamos que o incentivo ocorra aos produtores, que podem estar desanimados”. Ela lembra, no entanto, que tais melhorias devem ocorrem somente a médio prazo.

Os auxiliares docentes da Fatec, Daniel dos Santos e Daniel Domiciano, estão presentes no simpósio com um projeto exposto em forma de painel, com a intenção de apresentar um estudo que deu um novo propósito a um espaço que antes não era utilizado na unidade prudentina. “A ideia teve início em 2017 e objetivou utilizar um ambiente que já existia dentro da faculdade como forma de permitir as atividades práticas aos alunos. Desta forma, desenvolvemos algumas culturas, em que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o que estudam dentro de sala de aula na prática, desde o plantio até a comercialização”, lembra.

O parceiro de trabalho, Daniel Domiciano, lembra que já são três semestres em que o projeto ocorre, quando já foram trabalhados alguns alimentos como o tomate e o pimentão, e ressalta que a iniciativa proporcionou experiências favoráveis aos alunos desde então. “Agora eles frequentam e participam com questionamentos práticos e isso gera conhecimento. A pesquisa está exposta e vamos explicar aos interessados que por aqui passarem sobre como foi essa experiência”, comenta.

SERVIÇO

10º Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio

Local: Centro Cultural Matarazzo

Rua: Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes - Prudente

Data: 16 e 17 de outubro

Horário: 8H às 21h hoje

Inscrições: R$ 50,00 pelo site do evento

Site: www.sintagro.cps.sp.gov.br/2018

PROGRAMAÇÃO - HOJE

Horário: 8h

Evento: A importância da bovinocultura de corte no agronegócio

Palestrante: Dr. Pietro Sampaio Baruselli – USP

Horário: 9h

Evento: Uso da tecnologia na agricultura

Palestrante: Dr. Asdrubal Jesus Farias Ramirez – Esalq

Horário: 10h – Coffee Break

Horário: 10h30

Evento: Cadeia produtiva de carne e leite no setor agropecuário

Palestrante: Mesa redonda

Horário: 12h – Almoço

Horário: 14h

Evento: Gestão no agronegócio

Palestrante: Dr. Wagner Luiz Lourenzani – Unesp Tupã

Horário: 15h

Evento: Agricultura digital

Palestrante: Dr. Tsen Chung Kang

Horário: 16h Coffee Break

Horário: 16h30

Evento: Sustentabilidade: Energias renováveis – Um novo olhar

Palestrante: Mesa redonda

Horário: Apresentação de trabalhos

Publicidade

Veja também