Simpósio debate Sistema Órion da PM

Encontro ocorrerá hoje no Salão do Limoeiro, em Prudente, e aguarda público estimado de 800 pessoas; na oportunidade, haverá lançamento do aplicativo para ser utilizado no celular

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/11/2019
Horário 06:15
Paulo Miguel - Soldado Trindade: "Inscrições podem ser feitas na hora, respeitando o limite de espaço"
Paulo Miguel - Soldado Trindade: "Inscrições podem ser feitas na hora, respeitando o limite de espaço"

Criado em 2016 por militares do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), o Sistema Órion é uma plataforma web alimentada com os boletins de ocorrência cotidianos. Assim, são despachados aos policiais, bem como a órgãos municipais e estaduais que possam dar solução às demandas sociais. A fim de propagar a divulgação do serviço e avaliar o retorno da sociedade, ocorre hoje o 1º Simpósio Sistema Órion de Tecnologias Sociais.

O evento é aberto ao público e será realizado entre às 8h e 17h, no Salão do Limoeiro, campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente. De acordo com o soldado PM Juscelino Fortes Trindade Junior, as inscrições podem ser feitas na hora, respeitando o limite do espaço. A princípio, já contam com 800 pessoas inscritas.

“Na parte da manhã haverá palestras, onde serão abordados temas como a proteção à vida e a defesa da mulher. Ainda, serão mostradas técnicas de abordagem às pessoas que estão tentando a prática do suicídio, e o que fazer [procedimentos de ajuda] com elas”, explica Trindade. Além do bate-papo, os participantes terão a oportunidade de participar de uma mesa-redonda com profissionais da área, e oficinas para analisar como pode ser desenvolvido o trabalho da Rede e da PM na solução dos casos. “Serão debatidos casos reais, com dados pessoais ocultados”, salienta.

Atualmente, o Sistema Órion funciona apenas na plataforma online (http://orion.policiamilitar.sp.gov.br/portal). Durante o simpósio, será lançado o aplicativo do serviço para uso no aparelho celular. O trabalho é em conjunto com Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) e, inicialmente, funcionará somente na área do 18º batalhão. A expectativa é de que seja expandido para demais regiões, assim como vem sendo feito com a plataforma online.

SERVIÇO

O 1º Simpósio Sistema Órion de Tecnologias Sociais começa às 8h e seguirá até às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. O evento ocorrerá no Salão do Limoeiro, campus 2 da Unoeste, localizado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572.

Publicidade

Veja também